Dirigir no trânsito caótico das ruas é cada vez pior. Confira cinco dicas da Lions Mutual para caprichar no volante e fugir dos problemas
O trânsito caótico das ruas e estradas exige paciência e atenção dos motoristas. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Indústrias (CNI) em 2023, 36% da população passou mais de uma hora por dia em deslocamento.
Para ajudar você a fazer um trânsito melhor, a Lions Mutual separou cinco dicas para evitar barbeiragens, brigas e chegar em casa sempre protegido.
Direção defensiva é sua aliada no trânsito caótico
Nunca encare o trânsito como uma disputa. Há espaço para todos, principalmente para quem faz uma direção defensiva. Essa prática envolve reconhecer situações de perigo, prever consequências e tomar decisões que protejam motoristas e pedestres.
Basta respeitar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB): sinalize suas ações com as luzes, mantenha uma distância de dois segundos do carro da frente, não use o telefone e dirija com as duas mãos no volante.
Se você dirige para trabalhar, faça pausas se estiver cansado. Prefira locais tranquilos e, claro: se beber, não dirija.
Preferência e retrovisores corretos: dupla perfeita
Ser prudente no trânsito caótico é fundamental. Dê preferência a condutores apressados para facilitar a ultrapassagem. Se você precisa ultrapassar, cheque os retrovisores e use sempre as setas para trocar de faixa e passar o carro à frente, preferencialmente pela esquerda.
É essencial ajustar a posição dos retrovisores antes de começar o dia:
- Retrovisores externos: ajuste sentado, cobrindo o mínimo da lateral do carro.
- Retrovisores internos: sentado no banco do motorista, ajuste para ver todo o vidro traseiro.
Evite vícios do uso errado do câmbio
Evite práticas inadequadas ao usar o câmbio e seus itens.
Primeiro, não mantenha o pé na embreagem. O uso contínuo do pedal desgasta o equipamento, reduzindo sua vida útil e aumentando o consumo de combustível. Alterne entre o acelerador e a embreagem no momento certo.
Evite a prática de descer em ponto morto para economizar combustível. Com sistemas de injeção eletrônica, essa prática não é mais eficaz. Descer com o veículo engatado aproveita o efeito de freio-motor, evitando que você queime os freios.
Manutenção preventiva hoje e sempre
Um bom motorista não deixa o veículo se tornar um problema no trânsito caótico. Portanto, faça a manutenção preventiva conforme indicado no manual de fabricação.
A Lions Mutual recomenda verificar os seguintes itens, em média, a cada 15 dias:
- Calibragem de pneus: verifique semanalmente o estado e a calibração dos pneus.
- Nível de óleo: observe o nível de óleo a cada 10 mil km.
- Velas de ignição: verifique sinais de oxidação.
- Nível de água do radiador: use água desmineralizada ou aditivos.
- Fluído de freios: avalie a cada 20 mil km.
Reforçar sua manutenção preventiva diminui panes e o risco de colisões. Portanto, essa dica é fundamental.
Dica final: proteja seu veículo com a Lions Mutual
Dirigir é uma responsabilidade séria; um erro pode ser fatal. Os perigos são reais, e a melhor solução é se precaver com uma direção responsável e contando com a melhor associação de proteção veicular: a Lions Mutual.
Oferecemos cobertura nacional contra roubos, furtos, incêndios, fenômenos naturais e colisões, incluindo perda total. Se algo der errado, nossa Assistência 24 Horas inclui reboque, SOS Pneus e carga de bateria, além de táxi para casa e hotel emergencial.
Temos planos flexíveis com proteções adicionais para partes do seu veículo, proteção para danos de terceiros e carro reserva, caso você precise rodar enquanto seu automóvel é reparado.