You are currently viewing 7 Erros Comuns ao Lavar o Carro

7 Erros Comuns ao Lavar o Carro

Você tem o costume de lavar o carro no final de semana? Para muitas pessoas, esse é um hábito simples e que ajuda a economizar. Além disso, pode ser até uma atividade prazerosa, especialmente no verão, não é mesmo?

O problema é que nem sempre as atitudes mais corretas são adotadas. Esses erros podem causar riscos e manchas na lataria, que farão seu veículo ficar mais feio e até perder valor com o passar do tempo.

Então, como garantir uma lavação adequada, bem planejada e que manterá o seu automóvel tão bonito quanto o momento que saiu da concessionária? É o que apresentaremos a seguir a partir dos erros que devem ser evitados.

Assim, você saberá o que não deve fazer e verá também as melhores práticas para saber como lavar seu carro. Vamos lá?

1. Lavar o Carro no Sol

Sua preferência é por lavar o veículo em um dia lindo de sol, quando está quente e sem nenhuma nuvem no céu? Essa atitude pode causar problemas.

Os raios solares costumam acelerar o processo de marcação de água na lataria. Isso também acontece se você limpar o carro com a carroceria quente. Assim, a secagem é mais rápida e os sinais ficam bastante visíveis.

Outro problema é que alguns produtos podem causar reações e gerar manchas permanentes. Portanto, o ideal é lavar o carro no comecinho da manhã, final da tarde ou à sombra. De preferência, sempre mantenha o veículo longe do sol.

2. Começar a Esfregar a Lataria Antes de Passar um Jato de Água

Faça a seguinte análise: quando você vai a um passeio em que fica muito sujo, a primeira coisa a fazer é tomar um banho gostoso. Porém, antes mesmo de passar o sabonete, entra embaixo da ducha, certo?

Você também deve fazer isso pelo seu carro. Se esfregar a lataria sem passar água antes, as impurezas, poeira e barro que estão grudados são mais dificilmente removidos. Por isso, a chance de a carroceria riscar é muito maior.

3. Usar Qualquer Produto Para a Lavagem

É comum as pessoas usarem qualquer detergente, sabão ou até água sanitária para limpar o veículo. Os produtos apropriados são mais caros e parece que não vale a pena adquiri-los, porque todos têm a mesma função: remover as impurezas.

Mas você sabia que esse pensamento é totalmente errado? Utilizar produtos inadequados risca a lataria e, com o tempo, causam danos irreversíveis à pintura. Por isso, o ideal é usar os itens especializados, como o shampoo automotivo.

O sabão neutro também é uma alternativa válida, porque contém menos aditivos químicos e isso protege a pintura.

4. Utilizar Qualquer Pano ou Esponja Para Lavar ou Secar o Veículo

O ideal é ter um kit específico para a lavação do carro. Caso contrário, você acabará adotando panos e esponjas inapropriados, que riscam a lataria e prejudicam a pintura.

Nunca utilize a esponja de lavar louça ou aquelas para banho. Elas são muito duras e certamente causarão problemas. Uma ideia interessante é a luva automotiva, que é bastante macia e fica presa à sua mão para limpar todo o carro.

Quanto aos panos, prefira os de microfibra ou poliéster, mesmos tecidos da luva. Eles são macios e garantem um movimento suave.

5. Ensaboar Todo o Carro Para Depois Enxaguar

Você age dessa forma porque ouviu em algum lugar que esse é o procedimento correto? Pois saiba que está errado. Essa ação tende a manchar a lataria ou, no mínimo, deixá-la com a marcação de pingos.

Para lavar corretamente, o ideal é ensaboar da direita para a esquerda ou vice-versa, sempre em movimentos horizontais. Faça isso por partes. Por exemplo: primeiro, a frente do lado direito. Então, você enxágua. Em seguida, a traseira direita. Retira o sabão novamente.

Assim, você garante a melhor lavagem. Outra dica: esteja sempre com 2 baldes. Um deles para enxaguar e outro com água com sabão. Isso evita que a água suja seja usada no seu carro.

6. Deixar o Carro Secar Com o Sol

O ideal é secar o veículo o mais rapidamente possível para evitar que as gotículas de água deixem a lataria suja. Essas marcas também podem ser difíceis de remover — mais um motivo para enxugar o automóvel.

Para fazer isso, use panos de microfibra específicos, que evitam riscos. Nunca utilize meias ou camisetas antigas, porque esses tecidos são inadequados.

7. Usar Produtos de Limpeza Doméstica Para os Vidros do Carro

Os líquidos utilizados para limpar as janelas da sua casa são inadequados para os vidros do carro. Eles geralmente contêm amônio, substância que causa danos ao para-brisa e outros vidros. Nunca utilize esse produto para plástico, couro ou vinil, porque também haverá estragos.

Como você pôde perceber, muitas atitudes que geralmente adotamos para lavar o carro são incorretas. A partir de agora, você pode mudar os seus hábitos e garantir uma limpeza melhor e sem riscos na lataria.

Gostou de conhecer essas dicas? Aproveite e curta nossos perfis nas redes sociais para ver outras sugestões práticas para o seu automóvel. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Acesse: www.lionsprotecaoveicular.com.br