No momento, você está visualizando 7 Hábitos Que Aumentam o Consumo de Combustível

7 Hábitos Que Aumentam o Consumo de Combustível

Com os altíssimos preços cobrados atualmente pelo combustível, muito se ouve falar em economizar. E quando falamos em consumo de combustível não podemos perder de vista a manutenção periódica, o modo de conduzir e o tipo de combustível que escolhemos no abastecimento do carro.

Nesse post apresentamos os 7 hábitos que aumentam o consumo de combustível. Fique atento e aprenda como evitar o consumo excessivo.

1 – Ar-Condicionado Sempre Ligado

Quando está pmuitop calor é psemprep bom entrar no carro e ligar o ar-condicionado no máximo. A gente se refresca e a direção fica mais confortável, mas existe um agravante! O consumo de combustível aumenta até 15% com o ar-condicionado ligado em baixas velocidades. Se não estiver muito quente, opte pela ventilação natural. Já em velocidade acima de 90 km/h, é melhor fechar os vidros e usar o ar, pois o arraste aerodinâmico com os vidros fechados é menor, compensando o aumento de consumo provocado pelo ar condicionado.

2 – Acelerar Mais Que o Necessário

Quanto mais fundo você pisar no acelerador, mais combustível o seu carro vai consumir. Muitas pessoas associam o gasto de combustível com a rotação do motor. Com isso, não é raro vermos motoristas andando em marchas mais altas e acelerando rapidamente para compensar e não perder velocidade.

Quando projeta o veículo, a montadora define um escalonamento de marchas pensando na melhor forma de se extrair o desempenho do motor, gastando pouco e aproveitando toda a energia disponível. A rotação correta para a troca de marchas está indicada no manual. Seguir essa indicação melhora consideravelmente o consumo de combustível no dia-a-dia.

Se você tem o hábito de acelerar muito, elevando rapidamente o giro do motor ou também o contrário, andar com marchas mais altas para tentar economizar, saiba que das duas maneiras você está gastando mais do que o necessário.

3 – Usar o Lubrificante Errado

É essencial estar atento à lubrificação do motor. Além de prejuízos mecânicos, rodar com um tipo de óleo diferente do recomendado no manual do carro ou mesmo um lubrificante vencido, aumenta o atrito das peças internas do motor, logo o consumo de combustível sobe consideravelmente.

4 – Sobrecarregar o Porta-Malas

Se você costuma sobrecarregar o porta-malas do seu carro, saiba que esta prática faz seu veículo consumir mais combustível. Qualquer peso extra exigirá mais força do motor e, consequentemente, consumirá mais combustível. Portanto, evite transportar peso desnecessário!

5 – Usar Combustível de Baixa Qualidade

Abastecer o carro em postos de combustível que não sejam confiáveis, pode trazer consequências terríveis para o seu veículo. Além de prejudicar o motor gerando manutenções futuras, o combustível de má qualidade tem menor octanagem, o que faz com que o consumo do carro aumente. Embora o preço por litro seja menor, o consumo de combustível será maior e os prejuízos futuros poderão ser enormes.

Uma dica para saber quais são os melhores postos é conversar com taxistas. Geralmente, eles conhecem os estabelecimentos que têm combustível de boa qualidade a um preço justo.

6- Rodar Com a Calibragem do Pneu Errada ou Com Pneu Murcho

A calibragem dos pneus deve fazer parte da rotina de cuidados com o veículo, assim como abastecer, lavar e conferir o nível do óleo do motor. Mas, geralmente as pessoas não têm este costume.

Quando os pneus estão com pelo menos 4 libras abaixo do recomendado, o consumo de combustível pode aumentar em até 15%. Portanto, manter os pneus calibrados fará o veículo gastar menos combustível, aumentará a vida útil dos pneus e forçará menos a direção e suspensão.

7 – Não Realizar as Manutenções Periódicas

A manutenção preventiva, como o próprio nome já diz, serve para que a verificação dos itens seja realizada de forma a se antecipar a problemas como avarias, desgastes e quebras de peças. A definição do período para que essas verificações ocorram não é feita de maneira aleatória. Normalmente, no manual do proprietário do veículo ou até em outros meios de consulta, é possível conhecer as sugestões da montadora em relação às revisões e substituições de componentes.

Em tempos de altos custos do combustível, a simples mudança de alguns hábitos pode te ajudar a economizar, fazendo muito bem para o seu bolso e para o seu carro. O meio-ambiente também agradece! Fique sempre ligado em nosso blog para receber dicas de cuidados com o seu carro. Afinal, nós amamos nossos carros.