You are currently viewing 7 Sinais Que Seu Carro Está Com Algo Errado

7 Sinais Que Seu Carro Está Com Algo Errado

Antes de acontecer o problema, o carro costuma dar alguns sinais de que algo está errado. Às vezes por meio de barulhos esquisitos ou luzes que acendem no painel. Portanto, é importante ficar atento aos sinais que seu veículo pode apresentar e se antecipar levando-o a uma oficina para uma avaliação mecânica ou elétrica.

Neste post iremos apresentar alguns sinais de alerta e que podem indicar que algo está errado com seu carro.

1 – Bateria do Carro

Quando a bateria começa a falhar demais, é hora de fazer a troca ou correr o risco de não conseguir ligar o carro. Imagina se isso acontece na hora em que estiver com sua família no carro ou em um horário e local impróprios?

Uma dica interessante é ao ligar o carro ouvir o barulho do motor de partida, se ele não tiver com o mesmo vigor de sempre, a bateria pode estar com a carga ruim. Portanto, é recomendado fazer um teste simples. Coloque o veículo em frente a uma parede com o farol ligado. Se ao acelerar a intensidade da luz aumentar muito, algo está errado. Este é um sinal que a bateria poderá ser trocada.

Um carro que está parado por mais de 20 dias sem funcionar, pode precisar de carga elétrica. Pois, itens elétricos que são instalados fora da fábrica, como por exemplo, som e alarme podem danificar o chicote e reduzir a vida útil da bateria.

2 – Amortecedor

O amortecedor é uma das peças mais importantes do carro no que diz respeito à dinâmica de rodagem. Ele é o responsável por assegurar a estabilidade do veículo em freadas e curvas absorvendo os impactos e fazendo a interseção com as suspensões. Além disso, é fundamental para oferecer conforto e segurança a quem está no carro. Diante disso é fundamental que a sua manutenção seja feita corretamente a cada 40.000 km rodados, isso não quer dizer que você precisará substituí-lo sempre, pois vai depender do tipo do uso, do pavimento em que o carro roda e alguns outros parâmetros. Portanto, você deve ficar atento aos sinais que o carro dá para a troca do amortecedor:

  • Vida Útil: analisar sinais físicos que indicam se ele está desgastado, como por exemplo, vazamento de óleo ou empenamento das hastes;
  • Oscilações: perceba se o seu carro oscila quando você dirige em linha reta;
  • Volante Com Vibrações: se o volante do seu carro começar a tremer conforme você trafega isso é sinal de que existe um problema no sistema de amortecimento;
  • Alerta nas curvas: se você não sentir estabilidade do veículo ao fazer curvas, isto também é um sinal de desgaste dos amortecedores.

3 – Câmbio do Carro

O câmbio é parte fundamental do conjunto mecânico de um carro. Ele funciona como um multiplicador de força do motor. É a partir da transmissão que as rodas do veículo se movem, com a distribuição de potência e torque de acordo com a necessidade. Com isso, o desgaste torna-se algo natural, o que exige mais cuidados. Veja alguns sinais de quando há algo errado:

  • As marchas não encaixam;
  • Cheiro de queimado;
  • Ruídos em ponto morto;
  • As marchas desencaixam;
  • Vazamentos;
  • Luz acende no painel.

4 – Injeção Eletrônica

Quando a luz da injeção a acender ou piscar, o ideal é que o veículo seja levado o mais breve possível para uma oficina de confiança. Porém, antes de se desesperar, desligue o veículo por alguns minutos.

Depois ligue-o novamente e verifique se a luz permanece acesa ou piscando. Há casos em que o problema não é permanente e sim, intermitente (aparece em algumas situações).

Independente do tipo de problema, leve o veículo à uma oficina para que o diagnóstico possa ser realizado. Mesmo com a luz permanente, dá para ir conduzindo o veículo sem problemas até uma oficina  já que o sistema de injeção possui artifícios que mantém o motor funcionando mesmo com falhas.

5 – Embreagem

A embreagem é um conjunto mecânico que tem por objetivo interromper a rotação do motor que é transmitida ao câmbio. E quando algo não vai bem com esta peça, alguns sinais começam a aparecer:

  • Ruído de algo arranhando;
  • Pedal duro;
  • Carro trepidando ou patinando.

Já pensou se seu carro perde a embreagem em local movimentado e você precisa de socorro?

Daí a importância de ter uma Proteção Veicular para seu veículo. A assistência é 24 horas e você pode contar com um ser serviço ágil, competente e com todo conforto mediante uma situação complicada como esta.

6 – Problemas Por Motivo de Combustível Adulterado

Com a recente alta do combustível, muitos motoristas escolhem por locais mais baratos para abastecer os seus carros, mesmo sem conhecer a procedência do estabelecimento em questão. Porém, essa pequena economia pode significar um grande prejuízo no futuro, caso o álcool ou a gasolina utilizada tenha sofrido adulteração. Conheça alguns dos sinais apresentados pelo veículo quando há algo de errado com o combustível.

  • Falhas na partida;
  • Aumento do consumo de combustível;
  • Perda repentina de potência, barulhos incomuns no motor e falhas no escapamento
  • As impurezas do líquido podem causar danos ao filtro de combustível, velas e bombas do motor, resultando em um grande prejuízo financeiro para o motorista.

7 – Aquecimento do Motor

Esse sintoma pode indicar que o radiador está superaquecendo, a ventoinha pode não estar funcionando ou talvez exista algum problema na bomba d’água ou no óleo do motor. Esses são fatores de alerta e que devem ser corrigidos prontamente. Postergar sua correção pode colocar em risco o funcionamento mecânico de todo o veículo e até mesmo fundir com o motor.

Cotação de Proteção Veicular

 

Ações Preventivas Para Proteger Seu Veículo

Por mais cuidado que se tenha ao utilizar um veículo, este sempre sofrerá desgaste ao longo do tempo. O manual do veículo indica a periodicidade para a verificação de diversos itens. Alguns devem ser checados no mínimo semanalmente, e no caso de veículos de carga e passageiros, diariamente.

Abaixo, temos alguns exemplos que podem ser verificados pelo próprio motorista:

  • Nível da água do radiador;
  • Nível de óleo do motor;
  • Nível de óleo de freio;
  • Pressão e estado dos pneus;
  • Funcionamento de faróis e lanternas;
  • Buzina.

Por outro lado, além de tomar todos os cuidados com a manutenção do seu carro, para você dirigir ainda mais tranquilo, não deixe fazer a Proteção Veicular.

Esta é uma modalidade mais em conta financeiramente, menos burocrática e trás excelentes benefícios para seus clientes.

Conheça mais sobre a Proteção Veicular da Lions e garanta os melhores benefícios para você e se veículo.