Com o passar dos anos, o carro fica com o farol amarelado. O aspecto feio também traz problemas para a visibilidade do motorista. Por isso, é preciso saber como solucionar essa questão para evitar imprevistos e até acidentes.
Para ajudar você a entender o que fazer nesses casos, neste post apresentamos algumas dicas de limpeza que ajudarão o seu farol a ficar como novo. Quer saber mais? Acompanhe!
Por que o farol fica amarelado?
Antigamente, os faróis eram fabricados em vidro no Brasil. Como esse material mantinha o brilho por um tempo maior, a limpeza era desnecessária. No entanto, era pouco seguro. Por isso, a indústria automobilística mudou a produção e começou a utilizar o policarbonato.
Esse é o nome oficial do termoplástico utilizado. Apesar de ser uma opção melhor que o vidro, ele reduz a vida útil do farol, o que significa que ele fica amarelado mais cedo.
É nesse momento que se torna necessário fazer uma limpeza. Em lojas especializadas existe um kit específico para esse processo. No entanto, o valor dele é de aproximadamente R$ 200. Portanto, é preciso buscar alternativas mais econômicas — que mostraremos em seguida.
Agora, por que o farol fica amarelado? Uma das respostas é que a chuva e o sol destroem a camada protetora do policarbonato. Como consequência, há esse escurecimento. Em outras palavras, essa é uma consequência inevitável.
Além disso, os insetos que ficam grudados no farol liberam toxinas com o tempo, que também prejudicam as lentes. Devido a isso, é indicado fazer uma limpeza no farol com regularidade, especialmente após viagens.
Quais são as consequências do farol amarelado?
A principal é sobretudo a diminuição da visibilidade do motorista, que ocorre tanto por conta do escurecimento da lente quanto pelo foco de luz atrapalhado e incorreto. Com isso, há um aumento na chance de acidentes, que coloca em risco a sua vida e a de outras pessoas.
Como limpar o farol amarelado?
Existem diferentes maneiras de fazer isso. A partir de agora, você verá algumas opções e pode escolher aquela que achar mais fácil. Vamos lá?
Limpeza com massa de polir
Utilize uma lixa d’água 1100, massa de polir, estopa, pano seco e limpo e água. Molhe bem o farol e, então, passe a lixa sobre ele. Verifique sempre se a superfície se mantém molhada. Caso comece a secar, molhe novamente.
Faça esse procedimento por cerca de 10 minutos em toda a área do farol e deixe secar. O aspecto é de embaçado, mas isso significa que tudo foi feito de maneira correta. Depois de secar, aplique a massa de polir e esfregue com força com a estopa.
A ideia é que a massa entre em atrito com a sujeira e a retire por completo. Assim que terminou de esfregar, lave e veja o resultado. Caso ache ruim, repita o processo da massa e da estopa até alcançar a transparência completa.
Limpeza com vinagre e bicarbonato de sódio
Limpe o farol normalmente utilizando água e detergente. Assim que finalizar, coloque no farol uma mistura de vinagre branco com bicarbonato de sódio. Em seguida, passe um pano limpo e limpe bem. Por último, coloque cera. A expectativa é que o farol deixe de ficar amarelado.
Limpeza com óleo de banana
Limpe o farol com uma flanela. Depois disso, aplique o óleo de banana em um algodão (nunca na flanela!). Em seguida, passe o algodão sobre o farol sem aplicar força e apenas em uma posição para evitar marcas.
Depois que terminar, execute o processo mais uma vez. Por último, passe uma massa de polir de novo e veja que o farol não está mais fosco.
Limpeza com pasta de dente
Aplique a pasta de dente em um pano e passe no farol. Deixe ficar esbranquiçado. Em seguida, molhe o pano um pouco e tente tirar a pasta de dente. Molhe o farol e passe o pano mais uma vez.
Lembre-se de ter cuidado e atenção ao limpar para evitar riscos na lente. Seque o farol do veículo e repita a limpeza até tirar a pasta de dente por completo.
Com todas essas dicas, é praticamente impossível ter um farol amarelado no seu carro, certo? Então, coloque essas ideias em prática e veja seu veículo ficar como novo!
Agora que você sabe limpar o farol do automóvel, que tal entender outra situação? Veja o que fazer quando a bateria está descarregada.
OBS: A Lions recomenda que essa limpeza seja sempre feita por um especialista na área, pois o serviço fica melhor e mais seguro.
Além disso, você pode seguir a Lions nas redes sociais: Facebook e Instagram.