Sempre há uma polêmica quando o assunto é a direção no trânsito de homens e mulheres. Quando o tema surge em uma roda de amigos, por exemplo, os homens dirão que eles dirigem melhor e as mulheres dirão que elas dirigem melhor. Uma pesquisa realizada pelo Detran-MG no de 2016 em Uberlândia revelou que, 69% das motoristas foram reprovadas nos exames de direção aplicados no último ano. Entre os homens, o índice ficou em 55%. O principal motivo das mulheres terem mais dificuldade no momento do exame estaria ligado ao aspecto emocional.
Apesar da reprovação maior das mulheres na conquista pela CNH (Carteira Nacional de Habilitação), outros estudos e pesquisam feitas fora do Brasil apontam que elas são mais prudentes e cautelosas no trânsito em relação ao homem.
Independente do sexo, para dirigir com tranquilidade e segurança aderir a Proteção Veicular faz toda a diferença, até mesmo porque imprevistos podem acontecer com qualquer um. Acionar um serviço de qualidade disponível 24 horas em caso de reboque, falta de combustível, chaveiro, colisão, furto ou roubo, entre outros é de grande vantagem.
Segurança ao Dirigir
Uma pesquisa feita fora do Brasil em 2015 por uma empresa especializada, monitorou 50 motoristas de dentro do carro e mais 200 pelo lado de fora, em um dos cruzamentos mais congestionados de Londres, o Hyde Park Corner. Como resultado final as mulheres atingiram 23,6 pontos de total de 30, já os homens obtiveram 19,8.
Foi observado que, as mulheres se submeteram a menos riscos do que os homens, no aspecto segurança ao dirigir, ou seja, elas são mais prudentes.
Analisaremos um comparativo com as porcentagens de avaliados em alguns itens da pesquisa:
– Velocidade apropriada ao se aproximar de um semáforo:
- Mulheres: 75%
- Homens: 55%
– Sinalização adequada:
- Mulheres: 96%
- Homens: 82%
– Uso adequado dos retrovisores:
- Mulheres: 7%9
- Homens: 46%
– Observação adequada ao fazer manobras:
- Mulheres: 71%
- Homens: 82%
– Dirigir muito próximo ao veículo da frente:
- Mulheres: 4%
- Homens: 27%
– Manter-se no limite de velocidade da via:
- Mulheres: 89%
- Homens: 86%
– Manter-se em velocidade adequada para a situação:
- Mulheres: 64%
- Homens: 64%
– Ter o controle do veículo:
- Mulheres: 96%
- Homens: 100%
– Falar ao telefone ou mandar mensagem ao volante:
- Mulheres: 16%
- Homens: 24%
– Cortar perigosamente outros veículos no trânsito:
- Mulheres: 1%
- Homens: 14%
– Causar obstrução na via:
- Mulheres: 16%
- Homens: 25%
Destreza no Trânsito
Geralmente, os motoristas do sexo masculino demonstram mais agilidade e habilidade no trânsito em relação a algumas motoristas mulheres. Mas, não podemos generalizar até mesmo porque, elas estão menos presentes em acidentais fatais segundo outras pesquisas e para chegar neste resultado a estatística leva em consideração o número de habilitados por sexo.
A verdade é que a condição de bom ou mau motorista independe do sexo. O cumprimento das leis de trânsito, aliados a prudência e consciência dos atos promoverá um trânsito mais seguro para todos.
Proteção Veicular Para Homens e Mulheres
Homens e mulheres possuem diferenças ao dirigir e como seres humanos cada um têm suas habilidades e limitações. Se há mulheres com medo de dirigir, pode haver homens na mesma condição. Assim como homens dirigem caminhão, ônibus, motos e veículos de passeio e se saem muito bem num trânsito pesado como, por exemplo, o de Belo Horizonte, há muitas mulheres com o mesmo perfil. Várias delas trabalham de carro, levam os filhos para a escola, vão para a faculdade e também enfrentam as mesmas dificuldades que os homens em dias de trânsito pesado.
Apesar da diferença de sexo, ambos estão sujeitos a problemas com seu veículo se vivem em uma rotina de dirigir constantemente ou não. A Proteção Veicular é uma ótima opção para ter o veículo protegido e garantir o conforto e tranquilidade.
Através de um sistema de rateio, divide-se entre os associados de uma forma direta os custos dos sinistros, como por exemplo, roubo, furto, colisão, entre outros, visando agilidade e menos burocracia. Homens e mulheres podem se beneficiar das vantagens da Proteção Veicular e dirigir tranquilamente por todo o trânsito.