O carro foi rebocado, e agora? Não encontrar o carro no local estacionado causa um enorme susto e desespero no proprietário, não é mesmo? A primeira hipótese que vem em mente é que o carro foi roubado, mas é importante manter a calma neste momento e averiguar o que realmente aconteceu, antes de chamar a polícia.
Com calma, inspecione o local onde o carro foi estacionado. Procure por placas de “proibido estacionar”, observe os portões de garagem, converse com comerciantes e porteiros locais e analise todas as possibilidades que poderiam ter como consequência o reboque do seu carro.
Infrações Que Podem Gerar Reboque
Muitos motoristas acabam estacionando o seu veículo em locais proibidos, em áreas reservadas e até em vagas destinadas aos deficientes físicos, para fazer algum serviço rápido. Mesmo que seja por pouco tempo, isto já configura uma infração de trânsito e pode gerar consequências sérias como apreensão do veículo, multas e acúmulo de pontos na carteira de habilitação.
Veja algumas situações que podem resultar em reboque do seu carro:
- Estacionar em fila dupla;
- Estacionar afastado da guia (+ de 1 metro);
- Estacionar veículo na calçada ou sobre a faixa de pedestres;
- Estacionar ao lado ou sobre canteiro central, ilhas, refúgios ou canalizações;
- Estacionar em local e horário com proibição de parar e estacionar;
- Estacionar a menos de 5 metros da esquina (alinhamento da transversal);
- Estacionar diante de guia rebaixada (geralmente portas de garagem);
- Estacionar diante de pontos de transporte coletivo;
- Estacionar na contramão de direção;
- Estacionar em desacordo com a regulamentação (Faixa Azul, Táxi, entre outros).
Ao constatar que o carro foi mesmo rebocado por alguma irregularidade, há um procedimento correto a se seguir. Vamos conferir as etapas?
O Que Fazer Quando o Carro é Rebocado?
Uma dica interessante é registrar fotos do local, principalmente se você entender que o veículo foi rebocado sem motivo aparente. Estas fotos poderão servir de provas, caso queira recorrer da decisão.
Fique atento! Geralmente são colocadas placas ou adesivos no local onde o veículo estava estacionado, contendo informações de contato para que você possa reaver o seu veículo. Se não houver este tipo de sinalização, entre em contato com o departamento de polícia local. Eles poderão te fornecer informações mais detalhadas.
Como Retirar o Carro Após Ser Rebocado?
Já com as informações sobre o local para o qual o seu veículo foi levado, vá até o endereço do órgão competente e apresente:
- Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) atualizado;
- RG do requerente (ambos acompanhados de uma cópia simples);
- Carteira de habilitação (caso o proprietário não possua habilitação, deverá ser acompanhado por indivíduo habilitado);
- Também deverá efetuar o pagamento das multas pendentes e/ou IPVA.
Outros custos poderão ser cobrados, como as diárias do depósito e a taxa de remoção do veículo. Elas variam de acordo com a classificação do veículo. Prefeitura e Detran praticam valores distintos. As taxas costumam ser pagas em dinheiro, então avalie se você está preparado para arcar com estes custos.
Se o veículo for financiado e ainda estiver em nome de instituição financeira, deverá ainda ser apresentada uma cópia autenticada do contrato do financiamento. Caso o veículo tenha sido comprado por outra pessoa e ainda não tenha sido transferido junto ao Detran, o comprador poderá apresentar o Recibo de Compra do Veículo (CRV) devidamente preenchido, datado e com firma do vendedor reconhecida em Cartório. Se o veículo estiver registrado em nome de pessoa jurídica, deverá ser apresentada uma cópia autenticada do contrato social da empresa, além de suas alterações contratuais que indiquem o nome das pessoas com poderes para a retirada do mesmo.
Após o pagamento das taxas e quitação de todos os outros possíveis débitos mencionados, o motorista poderá solicitar o alvará de liberação de seu carro. A entrega do veículo só poderá ser feita ao proprietário, ou a seu representante, mediante procuração, dentro do horário comercial, após o pagamento das guias emitidas.
Quando o Veículo Pode ir a Leilão?
Geralmente, se o dono do veículo não comparecer ou se manifestar em um prazo de 90 dias para resolver a situação, o veículo pode ir a leilão aumentando, ainda mais, os prejuízos.
Prevenir é Melhor Que Remediar!
Quem já teve o carro rebocado sabe o quanto a experiência é desagradável. Por isso, antes de estacionar o seu veículo tenha certeza de que está tudo certo. Assim você evita“dor de cabeça” e ter como conseqüências, um processo lento, burocrático, além de multas e taxas que oneram o seu orçamento.
- Fique atento para não cometer infrações de trânsito;
- Não deixe de fazer o curso de reciclagem (se estiver devendo);
- E esteja sempre com a documentação de seu carro em dia.
Assim, você demonstra que é um motorista responsável e evita transtornos e prejuízos.
Confira no nosso blog e nas redes sociais mais assuntos e dicas especiais para você e para seu veículo!