Se você é um dos milhares de proprietários de automóveis que se preocupa com a segurança do seu carro e de sua família, e quer fazer o possível para evitar o roubo do seu carro, confira algumas dicas selecionadas neste artigo para te ajudar.
Simples medidas de precaução podem ter um efeito de grande eficácia para inibir a ação de ladrões. Algumas dicas de proteção podem parecer óbvias e muito simples, mas não são raras as vezes em que elas elas são negligenciadas pelos proprietários de carros. É exatamente nesses pequenos descuidos que os criminosos encontram suas maiores oportunidades.
1 – Dê preferência para estacionar o seu carro em lugares movimentados
É primordial dizer que deixar o carro em um estacionamento fechado é sempre a melhor opção para evitar o roubo do seu carro, mas nós sabemos que nem sempre eles estão disponíveis ou acessíveis. Quando não houver esta possibilidade e for preciso estacionar o carro na rua, evite lugares ermos e com iluminação fraca. Uma boa sugestão é buscar vagas para estacionar o carro em frente a prédios com vigias e perto de câmeras de segurança. Estas simples medidas podem inibir a ação do ladrão em determinado momento, pois o grau de dificuldade aumenta e nenhum ladrão quer ser expor dessa maneira.
Cultive sempre o hábito de olhar ao redor do seu carro, antes de se aproximar para abri-lo. Pessoas com más intenções podem estar escondidas, te surpreendendo em um ataque inesperado.
Se você for estacionar o carro durante o dia, mas só pretende busca-lo à noite, observe se é uma rua de pouco movimento noturno. Geralmente as ruas de comércio do bairro são ruas de grande movimento de pessoas e carros, mas podem ser ermas e escuras após o horário comercial.
2 – Não deixe objetos de valor visíveis dentro do carro
Guarde sempre no porta-malas ou no porta-luvas quaisquer objetos de valor ou que possam se parecer com objetos de valor. Esse tipo de artigo pode chamar a atenção de um ladrão e leva-lo a acreditar que o seu carro é um bom alvo para roubo.
Bolsas, mochilas, suportes de GPS, adaptadores de celular e carregadores, por exemplo, não devem ficar à mostra. Mesmo que seja uma bolsa vazia ou uma mochila velha, esconda sempre dos olhos alheios. Já imaginou ter que arcar com o prejuízo de um vidro quebrado do seu carro só porque o ladrão achou que a velha bolsa que estava no banco de trás estava cheia de dinheiro? Pense sempre nisso ao deixar o carro estacionado e evite o roubo do seu carro.
3 – Tenha certeza de que o carro foi trancado
Deixar o carro aberto é um prato cheio para os bandidos! Infelizmente, este tipo de esquecimento ainda é um dos principais equívocos cometidos por motoristas. Mesmo em uma rápida parada na padaria, farmácia ou lanchonete, é muito importante trancar o carro e fechar os vidros.
Alguns minutos podem ser tempo mais que suficiente para que o criminoso leve o carro ou objetos deixados dentro dele. Alguns ladrões ficam de plantão, esperando que os motoristas cometam uma distração para que eles possam agir.
Além do esquecimento do motorista, alguns bandidos mais antenados já usam a tecnologia em seu favor. De posse de pequenos itens, como o controle remoto de um portão de garagem, por exemplo, eles conseguem inibir o funcionamento do seu alarme ou telecomando, fazendo com que você pense ter trancado o seu carro, facilitando toda a ação.
Após fechar o carro ou ativar o alarme, sempre confira se todas as portas foram trancadas, inclusive o porta-malas.
4 – Fique atento ao entrar na garagem de casa
Antes de entrar na garagem da sua casa, fique atento à presença de qualquer pessoa na sua rua ou nas proximidades. É sempre aconselhável que você dê uma volta no quarteirão da sua residência e avalie movimentações estranhas. Muitos sequestros e roubos de carro acontecem exatamente quando o motorista está chegando em sua casa.
Além disso, antes de sair da garagem, sempre que possível, observe o lado de fora. É comum ouvirmos casos de assaltos na saída da garagem de uma residência. Antes de entrar no carro, vá até o lado de fora, observe qualquer movimentação e só então volte e tire o seu carro.
Se você notar alguma pessoa com comportamento suspeito, informe à polícia, se o problema persistir.
5 – Cuidado ao parar no semáforo
Reduza a velocidade ao se aproximar do semáforo fechado, sem parar o carro por completo, mantendo a primeira marcha engatada. Além disso você pode optar por parar na faixa central, longe das calçadas. Assim, se um ladrão se aproximar, você conseguirá avançar com mais facilidade e evitar o roubo do seu carro.
Fique também, sempre atento aos retrovisores enquanto estiver parando ou já parado. Observe a aproximação de outros veículos ou de pessoas em atitudes suspeitas e, sempre que possível, evite permanecer por perto.
6 – Utilize equipamentos de segurança modernos
O rastreador veicular, por exemplo, é um tipo de equipamento bastante moderno e avançado, que ajuda na busca e recuperação do veículo em caso de roubos. Portanto, não pense duas vezes antes de equipar seu carro com dispositivos modernos e eficazes para protegê-lo.
O investimento sempre será menor que a “dor de cabeça” da recuperação de um veículo roubado. É sempre importante contratar uma empresa que ofereça, com qualidade, o serviço de rastreamento veicular. Assim, você terá a certeza de que sempre haverá uma equipe qualificada pronta para lhe apoiar quando for necessário, além, é claro, da comodidade de sempre saber onde seu veículo se encontra.
Empresas como a Lions Proteção Veicular oferecem um serviço completo de rastreamento veicular, com o objetivo de proporcionar a você mais tranquilidade, comodidade e proteção. Faça uma simulação e desfrute deste benefício!
7 – Cuidados com possíveis distrações dentro do carro
“A ocasião, faz o ladrão”. Já ouviu esse ditado?
Ajeitar o cabelo antes de sair, passar batom ou responder a mensagens no celular, são grandes distrações e o ladrão pode perceber uma boa possibilidade para atacar, nesse momento. Sempre que você entrar em seu carro, trave as portas imediatamente, dê a partida no veículo e vá em frente.
As informações contidas neste texto são apenas dicas para te ajudar a se livrar de possíveis transtornos e evitar o roubo do seu carro. Lembre-se que o mais importante é a sua vida e da sua família.
Nunca reaja a qualquer tipo de roubo, principalmente de carro. Se o seu carro for roubado, tente memorizar as características dos bandidos, como roupas, tatuagens, pronúncias, estatura, cor de pele, entre outros. Assim, a polícia terá mais informações para localizar os criminosos. Ligue imediatamente para o 190 e comunique às autoridades competentes.
Todo cuidado é pouco para proteger sua vida e seu patrimônio, portanto, fique sempre atento e seja ágil.
Confira no vídeo algumas dicas valiosas de como evitar que seu carro seja roubado