Está pensando em viajar? É muito bom colocar o “pé na estrada” e conhecer lugares e culturas diferentes, mas também é muito importante um bom planejamento da viagem, e isso inclui também a revisão do seu veículo, para evitar imprevistos na estrada.
Mesmo com a revisão em dia e toda a manutenção preventiva em ordem, problemas ainda podem acontecer. Neste momento é muito importante deixar o nervosismo de lado para conseguir lidar com os imprevistos.
Situações como neblina, chuva forte, pneus furados, pane elétrica e até a imprudência de outros motoristas, podem ser a causa de pequenos e grandes transtornos durante uma viagem. Confira nesta postagem algumas dicas que envolvem a sua proteção e da sua família para a realização de uma viagem tranquila, sabendo como proceder em caso de imprevistos na estrada.
O Pneu Furou, e Agora?
Por mais que você siga todas as regras de trânsito e dirija com cuidado, um pneu furado é um desses imprevistos, e pode acontecer a qualquer momento. Seja na cidade ou no meio da estrada, trocar um pneu furado sempre será um verdadeiro inconveniente.
Apesar de a troca de pneus não ser uma tarefa difícil, é preciso tomar certos cuidados para evitar acidentes. Muitas pessoas se desesperam e, por conta disso, acabam cometendo uma série de erros.
Veja algumas dicas importantes para te ajudar a trocar um pneu furado:
- Estacione o carro em lugar seguro;
- Use o triângulo em uma distância segura, para sinalizar e evitar acidentes durante a troca do pneu furado;
- Verifique as condições para a troca, como o estepe, o macaco e a chave de rodas;
- Desatarraxe parcialmente os parafusos das rodas (apenas para “folgar” o aperto);
- Levante o carro com o macaco e acabe de desatarraxar os parafusos;
- Agora é só trocar o pneu furado, com toda a segurança, fazendo o caminho inverso com o estepe;
- Se você não souber como trocar um pneu ou ainda não estiver disposto a isso, basta acionar a assistência da sua Proteção Veicular. Será enviado um guincho ao local. Este serviço serve justamente para socorrer motoristas em situações de imprevistos, como essa.
Aquecimento do Motor
Este problema é mais comum do que muitos motoristas pensam e pode atingir os carros mais novos também. Caso isso aconteça com você, saiba como agir:
- Confira o painel, esta é a primeira dica para se evitar problemas com o arrefecimento (controle da temperatura do motor). Ao menor sinal de elevação do ponteiro de temperatura, pare o carro. Lembre-se que, em carros com marcador analógico, o ponteiro deve estar na posição de costume, normalmente parado ao centro.
- Atualmente, é comum encontrar carros que não possuem marcador de temperatura, mas quando há superaquecimento no motor, uma luz de alerta se acende no painel, para avisar ao motorista. Fique de olho! Modelos com o Honda Fit, Renault Duster e o Ford KA são alguns exemplos disso.
- Após parar o carro que está aquecendo, jamais abra a tampa do reservatório de água! Há um enorme risco de a água quente do motor provocar sérias queimaduras na pele. Aguarde por um bom tempo, até esfriar.
- Se você estiver na estrada, só o reboque pode te salvar! Superaquecimento, normalmente, não é passível de solução com adaptações, sob risco de agravar o problema. Um superaquecimento não resolvido, pode levar inclusive à sérios danos no motor do seu carro. Por isso, é de grande importância manter o carro protegido por um serviço, como uma Proteção Veicular. Desta forma, você evita dor de cabeça e se sente bem mais seguro com o seu carro.
Pane Seca: Nunca Pensei Que Aconteceria Comigo!
Pane seca é o nome dado à situação na qual o veículo fica sem combustível, ou seja, o carro fica imobilizado, incapaz de andar. Trata-se de um problema relativamente comum para quem costuma andar com o tanque sempre na reserva. Falta de gasolina é um problema sério, já que pode afetar todo o sistema de injeção do seu carro e o que era um probleminha, se torna um problemão.
Com o veículo na estrada os cuidados devem ser redobrados, principalmente se você não conhece o local onde está trafegando. O ideal é completar o tanque, mesmo que haja combustível num nível bom, pois o próximo posto pode estar a muitos quilômetros de distância.
Problemas Com Injeção Eletrônica
Caso a luz da injeção acenda no painel e o motor continue funcionando normalmente, sem falhas ou “engasgos”, pode ser uma um simples erro temporário no sistema elétrico, mas será necessária uma avaliação antes de seguir viagem. Porém, se a luz da injeção acendeu e o carro parou ou apresenta falhas, significa que o sistema de injeção pode estar com problemas. Se você não entende de mecânica, não tente mexer. Apenas um mecânico especializado ou uma concessionária podem resolver o seu problema. Portanto, a melhor opção é chamar um reboque e evitar maiores prejuízos.
Sinalização
Mesmo com toda a revisão em dia, o carro pode apresentar algum problema mecânico ou elétrico, e o melhor a se fazer nessas horas é parar para tentar solucionar o problema ou esperar pelo socorro. Se puder, encoste o carro em um recuo e peça ajuda. Se não houver um recuo por perto, pare no acostamento e sinalize de forma adequada para evitar acidentes e outros imprevistos na estrada.
Nunca se esqueça de ligar o pisca alerta e colocar o triângulo a uma distância equivalente à velocidade máxima da via. Por exemplo: se a velocidade máxima permitida é 110 km/h, você deve dar 110 passos de distância e colocar o triângulo. Se for noite ou tiver neblina, essa distância deve ser dobrada. Caso seja necessário, use também galhos de árvores para chamar a atenção de outros motoristas, Só não vale esquecer de retirá-los da pista após a solução do problema.
Com a manutenção do seu carro em dia e podendo contar com um serviço de auxílio, como a proteção veicular, sua viagem tem tudo para dar certo e os imprevistos da estrada podem ser facilmente resolvidos.