O ar condicionado automotivo é um dos itens mais desejados atualmente, seja para não deixar os vidros embaçarem ou para os passageiros não “assarem” nestes dias de muito calor.
É indispensável em um país quente como o nosso, além disso, ajusta a temperatura interna do veiculo, o ar condicionado veicular, em dias completamente chuvosos impede que os vidros fiquem embaçados barrando a entrada de fumaça e poeira no habitáculo do carro.
Porém o seu uso requer alguns cuidados básicos como trocar periodicamente os filtros antipólen, que podem prejudicar o funcionamento do equipamento como também, a proliferação de ácaros.
Sabe identificar o tipo de ar condicionado automotivo que está instalado em seu carro? O consumo de combustível aumentou? Posso eu mesmo fazer a higienização do equipamento ou tenho que pagar?
Há no mercado, vários tipos de ar condicionado automotivo. Veja abaixo os modelos existentes.
Tipos de ar condicionado automotivo comercializados
- Manual ou analógico
São modelos mais simples, é caracterizado pela regulagem que vai da escala azul (frio) a vermelha (quente). Não tendo como estabelecer uma temperatura precisa dentro do veiculo. A regulagem vai da sensação térmica mais agradável para os ocupantes.
- Digital
Bem parecido com o manual, sobretudo a diferença do ar condicionado automotivo digital está em escolher a temperatura exata que sairá pelos dutos.
- Digital automático
Automaticamente regula a velocidade dos fluxos de ar que sairá dos dutos junto com a temperatura, de acordo com o selecionado pelo motorista ou ocupante do veiculo, controlando assim a variação de ar e temperatura.
- Digital automático duas zonas
O modelo de ar condicionado automotivo duas zonas, ou Dual Zone, é possível ajustar temperaturas diferentes para o motorista e para o passageiro do banco da frente. Em alguns modelos, há também um duto de ar, sem regulagem de temperatura, para os passageiros do banco traseiro.
- Digital automático três ou quatro zonas
Similar ao de duas zonas, porém o modelo três zonas permite a regulagem também para os passageiros do banco traseiro. Sobretudo, o modelo quatro zonas, ou quadrizone, há também duas regulagens independentes para os passageiros de trás.
Ar condicionado automotivo aumenta o consumo?
A climatização acaba sim gerando um consumo maior de combustível. O ar, como nós já sabemos, é um dos vilões para o aumento do uso, mas você precisa saber quais são os 7 hábitos que aumentam mais o consumo de combustível.
E a preocupação do uso do ar com o combustível causa um alerta no motorista. Além disso, esse aumento ocorre porque o motor também tem que movimentar compressor do ar, mas o modo como o proprietário usa, ajuda. Inclusive são necessárias manutenções.
Manutenção e como prolongar a vida útil
Como qualquer equipamento o ar condicionado automotivo necessita de manutenção, alguns vêm especificados no manual e costuma ser de seis meses ou 30 mil quilômetros. Mau cheiro, lentidão ao resfriar e irritação nasal é indicio de que precisa de uma limpeza.
A higienização é simples: troque os filtres anualmente, e limpe a tubulação periodicamente com spray antisséptico numa franquia especializada. Portanto queiram economizar, há sprays econômicos para a higienização dos dutos de ar, sem pesar no bolso e mantem limpo o seu ar condicionado automotivo.
Gostaram das informações? Para estar sempre por dentro das novidades, fique ligado nas nossas dicas pelo nosso site, e nossas redes sociais: facebook, instagram, youtube e linkedin.