You are currently viewing Como Decifrar o Painel do Carro?

Como Decifrar o Painel do Carro?

Ao olhar o painel do carro, várias informações estão disponíveis. Seja sincero: você sabe o que todas significam? É provável que sua resposta seja não.

No entanto, é importante conseguir decifrar os dados apresentados. É a partir deles que você poderá identificar problemas graves ou até situações que podem colocar em risco a sua segurança.

Para ajudá-lo a entender o que as luzes do painel significam e os avisos que são oferecidos, neste post explicaremos os principais detalhes. Então, que tal conferir?

O Funcionamento do Painel do Carro

As fabricantes de veículos produzem os painéis a partir de um padrão. O mais comum é que eles contenham diversas cores, que podem indicar diferentes problemas e situações que merecem atenção.

As luzes vermelhas acendem quando há alguma emergência ou situação crítica. Nesses casos, é preciso fazer uma análise imediata e, possivelmente, um reparo.

As amarelas indicam problemas que merecem atenção, porque podem se agravar no futuro. Porém, você pode esperar um tempo para solucionar o problema, porque ele não é urgente.

Já as verdes, brancas e azuis não indicam falhas. Elas apenas representam a situação atual do veículo. Para compreendê-las totalmente, é importante ler o manual do proprietário. Assim, você sabe o que fazer caso alguma delas acenda.

Cotação de Proteção Veicular

 

Os Itens Representados no Painel do Carro

Ao ligar o veículo e dar a partida no motor, todas as luzes devem se acender e apagar em poucos segundos. O objetivo é que o próprio automóvel verifique se os seus sistemas estão funcionando normalmente.

Caso alguma luz permaneça acesa, atenção! Esses sinais são indicadores de algum alerta ou falha. Para saber o que é, deve-se primeiramente conhecer os itens comumente representados no painel dos carros brasileiros. Veja:

Itens

  • airbag: requer avaliação de uma oficina autorizada;
  • cinto de segurança: indica que um dos ocupantes está sem essa proteção. Pode ter um acompanhamento sonoro;
  • fluido de freio/freio de estacionamento: acende quando o nível atingiu o mínimo e deve ser completado;
  • luz de atenção máxima: é o principal símbolo de emergência e fica acesa junto com outra luz do painel. Assinala problemas graves, como portas abertas, baixa pressão do óleo e mais;
  • funcionamento do alternador e carga da bateria: monitora o alternador, a bateria e o circuito de carga. O normal é acender e permanecer estável na ignição, mas apagar totalmente quando o motor estiver em pleno funcionamento;
  • tanque na reserva: aponta que o combustível está chegando o nível mínimo e que o veículo pode parar se não for abastecido;
  • temperatura do líquido de arrefecimento: identifica um possível superaquecimento do motor, que pode ser ocasionado, principalmente, por falta de água ou falhas em sensores e no sistema de ventilação.

Além dessas luzes de emergência, que são mais comuns, existem outras que podem estar apresentadas no seu veículo. As duas principais são as luzes de advertência, que são amarelas.

Quando há a Iluminação do Painel Nesse Caso, é Provável Que a Indicação Seja Sobre:

  • injeção eletrônica: acende no momento da ignição e deve apagar em seguida. Se em algum momento seu carro acendeu a luz com frequência, é provável que tenha havido problemas no catalisador ou no injetor, que podem até causar consumo excessivo de combustível;
  • preaquecimento das velas: é mais comum em carros flex e avisa que o sistema está funcionando e aquecendo o etanol, antes de injetar o combustível no cilindro. Quando o carro possui o reservatório de gasolina, assinala que ela está sendo utilizada.

Com todas essas indicações, fica muito mais fácil compreender sobretudo como funciona o painel do carro, não é mesmo? Então, que tal conferir como estão as luzes do seu veículo e verificar se existe um possível problema?

E já que estamos falando de cuidados com o automóvel, aproveite e conheça os 5 principais cuidados ao dirigir em estrada de terra.

Acesse nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.