Ter um carro com câmbio automático é o sonho de muitas pessoas. Deixar de se preocupar com as marchas e ter mais comodidade é o que atrai diversos motoristas. Porém, esse modelo de carro exige cuidados maiores e muito conhecimento na hora de operar.
É bem provável que, ao ouvir falar nesse assunto, você pense nos modelos antigos, ainda dos anos 1990, que exigiam manutenção constante. Ou talvez recorde de alguns motoristas que acionaram o modo errado e sofreram acidentes. Apesar de essas situações serem reais, é preciso destacar que elas podem ser evitadas.
Como fazer isso? A resposta está apresentada aqui. Neste artigo, vamos listar os 5 principais cuidados necessários com o sistema automatizado. Então, que tal conferir as dicas?
1. Atente ao Lubrificante da Transmissão do Câmbio Automático
As fabricantes determinam quando esse líquido deve ser trocado. Em média, a substituição deve ser feita a cada 30 mil km se for mineral e 50 mil km caso seja sintético.
Mesmo com essa recomendação, vale a pena ficar atento a sinais de que o óleo engrossou e precisa ser trocado. Entre eles estão a perda de rendimento do automóvel e a trepidação em arrancadas.
Isso acontece porque a falta de lubrificação apropriada leva ao excesso de fricção dos discos de troca e dentes do conjunto. Caso você ignore os sintomas, o sistema pode superaquecer e parar de funcionar.
2. Verifique o Líquido do Radiador
O arrefecimento do motor também causa prejuízos. O líquido do radiador refrigera a transmissão. Por isso, se houver superaquecimento do propulsor, automático haverá o mesmo processo no câmbio. Portanto, é relevante estar atento.
Tenha em mente que os líquidos da transmissão e do radiador devem ser verificados com o motor funcionando e na temperatura normal. Se ele estiver baixando muito, vale a pena procurar algum vazamento.
3. Coloque o Câmbio Automático no Modo Correto
Algumas atitudes básicas, mas nem sempre informadas, podem fazer a diferença no resultado da utilização do veículo. Por exemplo: na hora de estacionar, puxe o freio de mão antes colocar o câmbio na posição P (parking). Isso elimina qualquer esforço extra no desengate e evita trancos.
Outra dúvida comum é se o câmbio deve ser colocado na posição N (neutra) quando o veículo estiver parado no semáforo. Especialistas indicam que a maior parte das transmissões automáticas faz esse processo sozinha depois de certo tempo.
Além disso, quando for manobrar em uma garagem, por exemplo, o ideal é deixar o carro parar totalmente antes de passar das posições D (drive) para R (ré). Caso contrário, o sistema pode ser sobrecarregado e a vida útil do câmbio, reduzida.
Resumindo, a dica é: nunca engate as posições R ou P com o carro em movimento, ok?
4. Use o Freio Motor
Sabe aquelas indicações nas estradas para usar o freio motor? Elas são válidas para caminhões, mas também servem para carros automáticos. Em descidas prolongadas e íngremes, como em uma serra, mantenha o câmbio em marcha reduzida e utilize essa opção que indicamos. Deixar em D sobreaquece os freios, o que causa avarias nos discos mais rapidamente.
5. Estacione em Morros Com o Freio de Estacionamento
O carro automático que está em uma subida ou descida deve estar com o freio de estacionamento, ou seja, o de mão, acionado. Esse é o primeiro passo. Depois, você pode colocar o câmbio na posição P.
Ao sair, faça o contrário. Insira a alavanca em D e só depois solte o freio de mão. Essa regrinha é obrigatória porque evita o travamento do câmbio no P devido ao peso do carro.
Como você pôde perceber, esses cuidados com o câmbio automático são sobretudo essenciais para evitar sua manutenção e prolongar sua vida útil. Você já faz tudo isso ou precisa começar agora?
Portanto, lembre-se de que qualquer problema terá alguma indicação no sistema. Aproveite e saiba como decifrar o painel do carro!
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