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Câmbio Automático – 5 Cuidados Que Você Precisa Ter

Ter um carro com câmbio automático é o sonho de muitas pessoas. Deixar de se preocupar com as marchas e ter mais comodidade é o que atrai diversos motoristas. Porém, esse modelo de carro exige cuidados maiores e muito conhecimento na hora de operar.

É bem provável que, ao ouvir falar nesse assunto, você pense nos modelos antigos, ainda dos anos 1990, que exigiam manutenção constante. Ou talvez recorde de alguns motoristas que acionaram o modo errado e sofreram acidentes. Apesar de essas situações serem reais, é preciso destacar que elas podem ser evitadas.

Como fazer isso? A resposta está apresentada aqui. Neste artigo, vamos listar os 5 principais cuidados necessários com o sistema automatizado. Então, que tal conferir as dicas?

1. Atente ao Lubrificante da Transmissão do Câmbio Automático

As fabricantes determinam quando esse líquido deve ser trocado. Em média, a substituição deve ser feita a cada 30 mil km se for mineral e 50 mil km caso seja sintético.

Mesmo com essa recomendação, vale a pena ficar atento a sinais de que o óleo engrossou e precisa ser trocado. Entre eles estão a perda de rendimento do automóvel e a trepidação em arrancadas.

Isso acontece porque a falta de lubrificação apropriada leva ao excesso de fricção dos discos de troca e dentes do conjunto. Caso você ignore os sintomas, o sistema pode superaquecer e parar de funcionar.

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2. Verifique o Líquido do Radiador

O arrefecimento do motor também causa prejuízos. O líquido do radiador refrigera a transmissão. Por isso, se houver superaquecimento do propulsor, automático haverá o mesmo processo no câmbio. Portanto, é relevante estar atento.

Tenha em mente que os líquidos da transmissão e do radiador devem ser verificados com o motor funcionando e na temperatura normal. Se ele estiver baixando muito, vale a pena procurar algum vazamento.

3. Coloque o Câmbio Automático no Modo Correto

Algumas atitudes básicas, mas nem sempre informadas, podem fazer a diferença no resultado da utilização do veículo. Por exemplo: na hora de estacionar, puxe o freio de mão antes colocar o câmbio na posição P (parking). Isso elimina qualquer esforço extra no desengate e evita trancos.

Outra dúvida comum é se o câmbio deve ser colocado na posição N (neutra) quando o veículo estiver parado no semáforo. Especialistas indicam que a maior parte das transmissões automáticas faz esse processo sozinha depois de certo tempo.

Além disso, quando for manobrar em uma garagem, por exemplo, o ideal é deixar o carro parar totalmente antes de passar das posições D (drive) para R (ré). Caso contrário, o sistema pode ser sobrecarregado e a vida útil do câmbio, reduzida.

Resumindo, a dica é: nunca engate as posições R ou P com o carro em movimento, ok?

4. Use o Freio Motor

Sabe aquelas indicações nas estradas para usar o freio motor? Elas são válidas para caminhões, mas também servem para carros automáticos. Em descidas prolongadas e íngremes, como em uma serra, mantenha o câmbio em marcha reduzida e utilize essa opção que indicamos. Deixar em D sobreaquece os freios, o que causa avarias nos discos mais rapidamente.

5. Estacione em Morros Com o Freio de Estacionamento

O carro automático que está em uma subida ou descida deve estar com o freio de estacionamento, ou seja, o de mão, acionado. Esse é o primeiro passo. Depois, você pode colocar o câmbio na posição P.

Ao sair, faça o contrário. Insira a alavanca em D e só depois solte o freio de mão. Essa regrinha é obrigatória porque evita o travamento do câmbio no P devido ao peso do carro.

Como você pôde perceber, esses cuidados com o câmbio automático são sobretudo essenciais para evitar sua manutenção e prolongar sua vida útil. Você já faz tudo isso ou precisa começar agora?

Portanto, lembre-se de que qualquer problema terá alguma indicação no sistema. Aproveite e saiba como decifrar o painel do carro!

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