Com certeza você tem uma história com o Fusca ou pelo menos conhece alguém que tenha, não é mesmo?
Como vocês bem sabem, o Fusca é um dos carros mais queridinhos mundo a fora, e não é à toa que fez parte de vários filmes e músicas, exemplo de uma muito conhecida aqui no Brasil é “Fuscão Preto”.
E então, vamos descobrir mais curiosidades desse carro incrível?
De quem foi o pontapé inicial no desenvolvimento do Fusca?
No ano de 1931 a Alemanha passava por uma enorme recessão e no continente europeu se destacava negativamente, pois era um dos países menos motorizados.
A maioria das fábricas que existiam naquela época eram especializadas em fazer carros de luxos, portanto era muito caro e inacessível para a maioria da população.
Surgiu então a ideia de um carro que fosse pequeno, econômico e fácil de produzir.
O pontapé inicial foi dado pelo projetista austríaco Ferdinand Porsche atendo a princípio um pedido de Adolf Hitler. Ele começou o planejamento para a construção de um “Volks Auto”, expressão usada na Alemanha para carro popular. Em seguida foi nomeado “Volkswagen Sedan”, e partindo de um apelido que nasceu no Brasil, acabou sendo nomeado oficialmente aqui como “FUSCA”.
Tecnologia usada no Fusca
Naquela época, a maioria das casas na Alemanha não possuíam garagem, então Ferdinand Porsche teve que modificar seus planos e criar um radiador refrigerado a ar. Essa tecnologia teve que ser desenvolvida pois era muito frio e a água que refrigerava os radiadores congelava.
Fusca no Brasil
Em 1950 chegou no Brasil o primeiro lote de Fuscas que foram importados da Alemanha, foram 30 unidades do veículo comprado pela família Matarazzo.
Além disso, em março de 1953, com um capital inicial de 60 milhões de cruzeiros, foi fundada a filial brasileira. Após 4 anos estavam prontas suas instalações em São Bernardo do Campo, município paulista. Eram produzidos diariamente em média 8 unidades do Fusca.
No ano de 1962 o Fusca liderava sobretudo as vendas no mercado brasileiro com mais de 31 mil unidades.
Para saber mais sobre a história do Fusca no Brasil clique aqui.
Outras curiosidades sobre o Fusca que vale a pena destacar
– O Brasil tem o recorde de maior desfile de carro de um mesmo modelo. Em 1995 aconteceu em Interlagos uma homenagem a Ayrton Senna com 2.728 Fuscas.
– Por 60 anos o design de motor do Fusca se manteve o mesmo.
– Eleito o carro mais influente do século 20 pela Global Automotive Elections Foudation.
– No ano de 2000 a Áustria deteve o recorde de maior número de pessoa dentro de um Fusca – 25 pessoas.
– O Fusca tem um dia dedicado a ele, no dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Fusca.
– Em 27 anos, o Fusca teve mais de 2.700 inovações, mas nunca alterou o projeto inicial básico.
Aqui no Brasil o Fusca deu origem aos seguintes carros:
- Kombi;
- 1600 quatro portas;
- TL;
- Variante;
- Variante II;
- Brasília;
- Karman-Ghia;
- Karman-Ghia TC;
- SP-1/Sp-2.
Além disso, seu motor ainda foi usado nos primeiros Gol e Saveiro.
– O primeiro emblema aplicado no fusquinha era uma estilização da Cruz Suástica. É claro que por razões óbvias parou de ser usado e a marca não costuma fazer referências a ele.
– O carro é tão queridinho que no Brasil segundo a Federação Brasileira de Veículos Automotivos (FBVA), existem pelo menos 76 clubes registrados e todos possuem o amado carro em seu acervo. Só na região sudeste existem 47 clubes.
No nosso canal Lions News tem um vídeo muito bacana falando mais das curiosidades desse carro tão querido mundo a fora.
E você é amante do Fusquinha também? Gostou de saber mais sobre a história desse carro? Envie pra gente uma foto do seu “Fusquinha” e dívida conosco sua paixão.
Você sabia que a Lions possui proteção para carros antigos? Se você tem um fusquinha faça uma Proteção Veicular na Lions.