Você tem uma moto e precisa encontrar o pneu ideal? Esse é um momento de muitas dúvidas, porque há vários aspectos que devem ser considerados, como o tamanho da moto e o uso que faz do veículo.
Além disso, é importante conhecer as medidas do pneu. Por exemplo: se ele for 100/90 – 18, significa que tem:
- 100 milímetros de largura;
- 90% de altura em comparação com a largura, ou seja, 90 mm, nesse caso;
- 18 polegadas de aro do pneu.
Na prática, o aro da moto tem tanta importância quanto o aro de carro. Mas você ainda precisa pensar na calibragem, tamanho do pneu e muito mais. Então, que tal conhecer os diferentes tipos de pneus e saber quais são as características de cada um deles e qual o pneu ideal para sua moto? Confira, a seguir!
Pneu Ideal de Pista
O principal diferencial desse pneu é ser 100% liso, ou seja, totalmente sem frisos. Devido a essa peculiaridade, ele não é homologado para ser utilizado no asfalto comum, porque o composto usado nas ruas é diferente do inserido nas pistas.
É um pneu totalmente voltado para competição e deve ser utilizado somente com essa finalidade. Caso contrário, você pode correr o risco de uma queda pela falta de aderência existente.
Além disso, esse pneu é 100% seco e não pode ser utilizado em dias chuvosos ou locais com água. Por isso, é chamado tecnicamente de slick, porque a banda de rodagem é lisa e contém diferentes níveis de maciez.
A altura central também é mais elevada, se comparada aos cantos. Por isso, oferecem maior possibilidade de inclinação — e, portanto, exigem um cuidado maior do piloto.
GT
É o gran turismo, um tipo de pneu com duplo composto. Na prática, isso significa que ele é duro no meio e macio nas laterais. Por conta dessa característica, tem maior durabilidade e oferece mais aderência ao asfalto.
Esse pneu é mais indicado para viagens e motocicletas pesadas, na faixa de 200 a 300 kg. Esses veículos requerem um pneu de composto mais duro justamente pelo peso que possuem. Se for inserido um mais macio, o tempo de uso será significativamente reduzido.
Uma questão interessante do gran turismo é a existência de frisos para espanar a água. Por isso, ele tem um desempenho melhor em dias chuvosos.
Misto
Esse tipo de pneu é ideal para o uso urbanos e motos do dia a dia. Os sulcos existentes vão até o final da bandagem e conseguem espanar bem a água. Além disso, oferecem boa aderência em pista seca.
O street radial é mais recomendado para motos pequenas, de até 300 cilindradas (cc). Assim, é um misto urbano.
Para motocicletas maiores é preciso que o pneu tenha outros compostos, inclusive porque o tamanho e a velocidade obtida são mais elevados. Nesse caso, há um duplo composto para ter maior aderência na lateral.
O ideal é usar o 90/10, que é voltado 90% para o asfalto e 10% para estradas de terra. Esse tipo de pneu misto tem espaços mais abertos no final dos sulcos para espanar a terra e as pedras, sem perder a boa aderência no asfalto.
Perceba que, apesar de também ser indicado para estradas rurais, não é um off road. Para se enquadrar nessa categoria, seria preciso ter um pneu 50/50. Ainda assim, o 90/10 pode ser usado na terra.
Essas três principais divisões de pneus ideais para motos já indicam as alternativas que você tem, conforme o uso e o tipo de motocicleta que utiliza. Porém, se você tem alguma dúvida, converse com um especialista de sua confiança. Assim, terá mais segurança na pilotagem.
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