You are currently viewing Diferenças Entre Seguro e a Proteção Veicular

Diferenças Entre Seguro e a Proteção Veicular

Quando falamos em proteção veicular e seguro, é normal surgirem várias dúvidas. Este texto irá ajudar você a entender um pouco melhor sobre as diferenças entre seguro e proteção veicular, e também poderá ajudá-lo a escolher a opção que atende melhor sua necessidade.

Conhecendo a definição de Proteção Veicular e Seguro

O que é Proteção Veicular?

A Proteção Veicular oferece proteção e cobertura completa para seu veículo. Funciona através de uma Associação de pessoas com o compromisso de tornar menos onerosa a vida de quem deseja preservar seu patrimônio.

O que é Seguro Auto?

O seguro auto é comercializado por corretoras que são credenciadas à SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e é oferecido por empresas seguradoras de veículos e são mais rigorosas em relação ao perfil do condutor e à legislação, avaliando, inclusive, pontuação na CNH do condutor responsável.

As diferenças básicas entre a Proteção Veicular e o Seguro são:

Adesão

Proteção veicular: de fácil adesão, é exigidos uma inspeção no veículo e o pagamento da taxa de Adesão, tão logo seja assinado o contrato a Proteção já começa a vigorar.

Seguro auto: para que haja adesão, é necessário solicitar uma cotação e que o veículo passe por uma inspeção. Em seguida haverá a avaliação da seguradora para que a liberação do seguro aconteça. Após, este processo e também o pagamento da primeira parcela, a apólice de seguro começa a vigorar. O processo é burocrático e leva alguns dias.

Apólice

Proteção Veicular: Não existe apólice. O associado assina um Contrato de Responsabilidade Mútua, registrado em cartório, e divide o risco com os demais associados.

Cotação de Proteção Veicular

Seguro auto: o assegurado conta com uma apólice, onde são descritos todas as responsabilidades e deveres, tanto do segurado quanto da seguradora. Todos os riscos são transferidos para a mesma.

Regulamentação

Associações: são regidas pelo Código Civil Brasileiro, não havendo nenhuma lei que proíba a união de pessoas com a finalidade da proteção veicular.

Seguro auto: são regulamentadas e aprovadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP, pela Superintendência de Seguros Privados – Susep, além do órgão do Ministério da Fazenda que fiscaliza o mercado de seguros.

Coberturas

Proteção Veicular: de completa cobertura, que incluem roubo, furto, colisões, incêndios e danos a terceiros.

Seguro auto: as coberturas são as mesmas da proteção veicular. Podem ser ofertadas também, outras que costumam ser disponibilizadas como adicionais e podem ter uma grande variação de valores e serviços.

Dúvidas frequentes sobre proteção veicular

Qual a diferença entre associação e seguradora?

Associações são empresas sem fins lucrativos, enquanto uma companhia de seguro visa o lucro para distribuir entre seus sócios. Na prática, o funcionamento do plano de benefícios de proteção veicular de uma associação é parecido com os regulamentos das companhias de seguros, no que aborda os veículos.

Qualquer pessoa pode dirigir meu veículo?

Sim! Desde que o condutor seja habilitado e que cumpra com todas as normas legais exigidas pelo Código Nacional de Trânsito.

A partir de quando meu carro está protegido?

Após vistoria prévia e aprovação cadastral.