São vários os tipos de pneus disponíveis no mercado. Cada um possui características específicas de acordo com a finalidade a que se propõe. É importante lembrar que o pneu é um componente que faz parte da segurança do veículo e, por isso, exige cuidados especiais.
Para cada modelo de veículo existe um pneu ideal. O primeiro passo para saber as características dos pneus do seu carro é a leitura do manual do proprietário. Nele é possível encontrar informações como, por exemplo, a pressão correta, o controle periódico do alinhamento e do balanceamento e os tipos mais apropriados.
De fato, esses componentes são muito importantes e para conhecê-los melhor serão apresentados a seguir os tipos de pneus, suas especificidades e como e quando usar cada um deles no carro.
Tipos de Pneus Para Carros de Passeio
Os tipos de pneus para carros de passeio são divididos em quatro categorias:
- ON-ROAD (predominante em asfalto): Esse tipo de pneu é desenvolvido de modo a favorecer o desempenho do carro. Ele aumenta a área de contato com o asfalto. Além de trazer maior aderência, sendo bastante eficiente no escoamento de água.
- OFF-ROAD (utilizado em estradas de terra e lama): Apresenta duas características indispensáveis. Alta frenagem e estabilidade, para resistir a terrenos irregulares sem se deformar além do normal. Também favorece a parada com segurança mesmo na lama. Além disso, esse tipo de pneu conta com uma banda de rodagem mais espaçada, carcaça reforçada e sulcos mais largos.
- MISTO (ideal para os dois tipos de solo): Esse modelo apresenta pontos positivos e negativos. De fato, possui maior resistência e um visual forte. Porém aumenta o consumo de combustível e o nível de ruído em velocidades mais altas. Além disso, apresenta um custo mais alto do que os pneus específicos para asfalto ou estradas de terra. Com isso, só a vale a pena o investimento quando você faz uso dos dois tipos de pista.
- PNEUS VERDES (ecológicos): Apesar do nome, os pneus verdes não são assim denominados por sua cor, mas por apresentarem uma relação favorável com o meio ambiente. Esse tipo de pneu é mais leve, durável e produz menos ruídos. Foi desenvolvido a fim de diminuir o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes durante sua produção. Além de todas essas vantagens ele também tem excelente desempenho em pista molhada, reduzindo o risco de aquaplanagem.
Como Escolher o Pneu Certo Para o Carro na Hora da Troca
O pneu ideal é aquele que garante a estabilidade do carro e realiza frenagens seguras. É importante que sejam calibrados semanalmente e ainda frios. Para isso o pneu deve estar de acordo com as especificações estabelecidas para o tipo de carro.
A troca dos pneus usados por outros que não sejam originais requer muito cuidado. Cabe ressaltar que esses itens precisam suportar a carga do veículo, amortecer e ainda atuar na frenagem. Por isso é importante que seja utilizado o pneu correto.
As indicações existentes no manual do carro são muito importantes na hora da troca. Nesse manual é possível encontrar informações sobre a calibração ideal para o carro. Recomenda-se que o pneu selecionado possua a descrição de serviço maior ou igual ao original de fábrica e a diferença de diâmetro externo com relação ao original não deve ultrapassar 3%.
É indicado que o consumidor mantenha pneus iguais – mesma marca e modelo – em um mesmo eixo do veículo e, se possível, manter essa orientação para as quatro rodas. Essa dica é válida, pois ainda que os pneus tenham a mesma medida, podem ter diferentes elementos em sua composição, e isso pode trazer prejuízos ao controle do veículo em situações de risco.
Alguns atributos devem ser observados na hora de escolher um pneu novo para carro de passeio, são eles: aquaplanagem, economia, estabilidade, frenagem e ruído.
Manutenção Dos Pneus
Assim como a maioria dos itens do carro, os pneus também precisam de manutenção para manter seu bom funcionamento e durabilidade. A seguir listaremos algumas dicas importantes nessa manutenção:
- RODÍZIO DOS PNEUS: Previne o desgaste irregular, o aumento do consumo de combustível e o barulho produzido pelo pneu; No rodízio o mecânico inverte os pneus de lugar para que todos tenham o mesmo desgaste ao longo do tempo;
- CALIBRAGEM DOS PNEUS: É importante que o pneu esteja sempre com a pressão recomendada pelo fabricante. Na pressão certa, ele produzirá menos calor durante o atrito com o solo, aumentando a economia de combustível e a diminuição do desgaste.
- ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO: Os buracos e a irregularidade de nossas ruas são os principais motivos para se alinhar e balancear o carro. O alinhamento é recomendado a cada 5 mil quilômetros. Já o balanceamento só precisa ser feito no momento em que são colocados pneus novos ou quando o condutor começa a sentir o volante do carro tremer quando está acima de 70km/h.
Como é a Estrutura de um Pneu?
Saiba como “ler” o pneu e entenda como é feita a sua estrutura. Esse item é essencial para garantir a estabilidade e o poder de frenagem do veículo.
Informações do Pneu
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