You are currently viewing Dirigir na chuva: atenção redobrada e cuidados extras

Dirigir na chuva: atenção redobrada e cuidados extras

Você acha que dirigir na chuva é a mesma coisa que conduzir seu veículo em um dia ensolarado? As condições do tempo são bastante diferentes — e isso requer uma atenção extra do motorista.

Além de a visibilidade ser prejudicada, há menos atrito entre a estrada e os pneus, o que aumenta a chance de ocorrerem acidentes. É por isso que neste post vamos apresentar os motivos pelos quais você deve prestar atenção e quais são as precauções a serem tomadas.

Vamos lá?

 

Por que redobrar a atenção ao dirigir na chuva?

A lâmina de água criada na pista devido à chuva diminui o atrito entre o asfalto e os pneus. Com isso, há uma possibilidade muito maior de perder o controle da direção e se envolver em algum acidente, sozinho ou com outros automóveis.

Mais que isso, há danos significativos à visibilidade. Os prejuízos são derivados de duas situações: ter que deixar os vidros fechados, o que costuma embaçá-los, e a própria chuva, que se for muito forte, dificulta a observação da estrada.

Em suma, é obrigatório ter uma atenção extra, porque o modo de dirigir é diferenciado pelo fato de a pista ficar escorregadia. A mistura da água com resíduos presentes no asfalto também potencializa o problema e, se houver imprudência, é muito fácil cometer algum erro.

 

O que fazer para evitar acidentes?

A melhor forma de evitar problemas é ter um cuidado redobrado ao dirigir na chuva. As principais dicas a seguir são as que apresentamos abaixo. Confira!

Pare o carro se a chuva estiver muito forte

Um volume de chuva elevado prejudica a visibilidade. Nesse caso, é mais interessante estacionar e aguardar. Essa dica é válida porque mesmo o melhor para-brisa é insuficiente para garantir uma limpeza apropriada quando há uma tempestade.

Lembre-se ainda de que se estiver ventando forte, é indicado ficar longe de árvores, postes e placas, já que eles podem ser arrancados e cair sobre o veículo.

Mantenha o para-brisa em bom estado

Esse item perde a eficiência com o passar do tempo — por isso, precisa ser trocado com frequência. O ideal é sempre reparar a borracha para garantir a melhor limpeza possível. Aliás, essa obrigatoriedade está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que indica infração grave para o motorista que deixar de acionar o para-brisa enquanto está chovendo.

Isso significa que é preciso pagar uma multa de R$195,23 e recebe 5 pontos na carteira de habilitação. Para ajudar na limpeza, mantenha os vidros limpos e desengordurados para assegurar uma boa visibilidade.

Esteja com os faróis ligados

Os faróis ajudam muito durante a chuva, inclusive durante o dia. Essa determinação está relacionada no CTB, que prevê seu uso sob neblina, chuva forte ou cerração. Se o tráfego for em rodovias, é preciso usar, independentemente de chuva.

Fique distante do veículo da frente

O tempo de frenagem é maior em dias de chuva. Por isso, é importante ter uma distância mais ampla em relação ao carro que está em frente. Além disso, a velocidade alta prejudica o processo. Portanto, é necessário um cuidado ainda mais significativo.

A dica é: parar a uma distância em que você enxergue os dois pneus traseiros do carro que está à sua frente. É importante destacar que essa regra vale para dias secos. Por isso, esteja até mais longe quando estiver chovendo!

Atente à aquaplanagem

A aquaplanagem é o fenômeno que faz os pneus perderem o contato com o asfalto devido a uma lâmina de água. Essa situação ocorre mesmo quando os sulcos da borracha estão bons, mas é ainda mais perigoso se eles não existirem.

Quando isso acontece, o motorista perde o controle do carro e precisa manter a tranquilidade. Nessa situação, é preciso manter o volante firme e deixar de acelerar. Não pise nos freios comuns nem gire o volante. Se o sistema de frenagem for o ABS, pise suavemente — mas se não tiver coragem, prefira por não realizar o processo.

Assim que sentir que o veículo voltou para o solo, gire levemente o volante para se certificar de que está tudo certo e continue a dirigir.

Como você pôde perceber, os cuidados ao dirigir na chuva são imprescindíveis. Apesar de existirem muitos riscos, você ainda pode continuar conduzindo seu automóvel com segurança. É só seguir as recomendações que apresentamos.

Agora que você já sabe por que redobrar a atenção em dias chuvosos, que tal aprofundar seus conhecimentos? Veja os cuidados ao dirigir em dias de chuva para ter ainda mais proteção para o seu veículo.

Além disso, você pode acompanhar a Lions nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.