Pode parecer algo bem simples para qualquer motorista, mas nem todos sabem como regular o farol do seu carro. Será que você conhece todos os detalhes? Provavelmente, responderá que sim.
Mas saiba que o veículo precisa estar parado em um local plano? E que os pneus devem estar calibrados? Essas informações não são conhecidas por todos. Além disso, a maioria das pessoas deixa de fazer a regulagem rotineira, atitude não recomendada.
Então, que tal entender como fazer o ajuste e garantir que seu carro esteja com os faróis sempre alinhados? Confira a partir de agora!
Como verificar a regulagem do farol do seu carro?
O ideal é que o automóvel esteja parado em uma pista plana com o farol baixo ligado. Analise o feixe projetado em um carro localizado logo à frente. O esperado é que do lado esquerdo exista um facho quase reto, enquanto no direito é necessário ter uma linha levemente inclinada para cima.
Observe que os faróis dos lados direitos e esquerdo precisam fornecer a mesma iluminação. Isso significa que é preciso ter uma inclinação para cima do lado direito, local do acostamento e das placas.
Vale a pena olhar ainda as linhas horizontais, que devem estar enfileiradas. Caso uma esteja mais alta que a outra, um dos faróis está desregulado.
Assim que o automóvel da frente andar, perceba se a linha do facho se movimenta para baixo. Se subir ou ficar alinhada, é preciso fazer alguma regulagem.
Como regular o farol do seu carro?
Se no teste você identificar que é necessário fazer a regulagem, precisa parar o carro em um local plano e ter certeza de que os pneus estão calibrados. O recomendado é fazer uma marca na parede para indicar os centros dos faróis esquerdo e direito. Meça a distância até o solo.
Em seguida, recue o carro entre três e cinco metros sem girar o volante. Novamente, faça uma marca na parede, mas desça um centímetro para cada metro que voltou. Por exemplo, se retrocedeu três metros, coloque o risco três centímetros para baixo.
Ao fazer esse processo, pegue duas folhas de papel sulfite, trace uma linha horizontal do centro para a esquerda e outra com inclinação de 15º para cima no sentido oposto (centro para a direita).
Cole o papel na parede a fim de que o topo da linha desenhada se mantenha sobre a segunda marca deslocada para baixo. Essas são as referências para a regulagem.
Fez tudo isso? Chegou a hora de acender o farol baixo e identificar os parafusos. Um deles regula de maneira vertical e outro de forma horizontal. Gire até que as linhas de projeção fiquem exatamente nas marcas feitas.
Assim, seu farol está devidamente regulado e você pode manter as marcas para checagens futuras.
Quais são os tipos de lâmpadas ideais?
Sempre que uma lâmpada do farol queimar, o ideal é que seja substituída por uma original. Ainda assim é preciso analisar o tipo: incandescendente (modelo convencional), incandescente halógena e de xenônio (também chamada de xênon).
Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a potência elétrica máxima é de 68W para os veículos. No entanto, as de xenônio — que são mais novas e estão inseridas nos carros importados de fábrica — têm potência de 35W. Elas são azuladas porque o gás é utilizado para produzir a luminosidade. No entanto, o consumo é 36% menor.
O preço das lâmpadas também varia conforme o tipo. As convencionais têm valor de aproximadamente R$40. As halógenas ficam entre R$190 e R$210. Por sua vez, as de xenônio podem chegar a R$6 mil.
Apesar de esse procedimento levar certo tempo, é importante saber como regular o farol do seu carro. Se a luminosidade estiver desregulada, a segurança do motorista e dos passageiros está comprometida. Então, faça isso com frequência.
Agora você já sabe como fazer o processo de verificação e regulagem do farol. Então, que tal aprender sobre o sistema de frenagem? É só ler sobre como funciona o freio do carro
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