You are currently viewing Fluido de Freio é Item de Segurança e Precisa Ser Trocado Periodicamente

Fluido de Freio é Item de Segurança e Precisa Ser Trocado Periodicamente

O sistema de freios é um item imprescindível para a segurança dos ocupantes de um veículo. Mantê-lo sempre em bom funcionamento é fundamental para evitar colisões, independente da condição em que a via se encontre. Os freios necessitam de manutenção periódica, já que funcionam a altas temperaturas e são exigidos a todo o momento. Esse grande esforço implica no desgaste natural de discos e pastilhas, que são substituídos periodicamente. E o fluido de freio? É recomendada a troca?

A Importância do Fluido de Freio

Na prática, o fluido de freio é o único responsável pela transmissão da pressão gerada no cilindro mestre para os freios das rodas. Sendo assim, é ele que empurra as pastilhas contra os discos, sempre que o pedal de freio é acionado, fazendo o carro parar.

Nos veículos com sistema de tambor traseiro, também é o fluido que empurra as lonas contra os tambores. Explicando melhor, é como se o fluido de freio fosse o cabo de freio das bicicletas. Se o cabo partir, a bicicleta fica sem freio. A diferença é que no carro, ao invés de puxar (como acontece na bicicleta), uma “bomba de alta pressão” empurra o fluido por uma tubulação de metal em pistões, que estão ligados às pastilhas e lonas de freio. Outra função extremamente importante do fluido é lubrificar todo o sistema de frenagem evitando a corrosão dos componentes.

Se o fluido estiver na densidade errada ou fora de validade, todo esse funcionamento pode ser comprometido, portanto é sempre recomendada a troca do fluido de freio na quilometragem indicada no manual do proprietário.

Qual o Motivo da Troca do Fluido de Freio?

<>Você sabia que o fluido de freio não diminui? É isso mesmo. Um carro operando em perfeitas condições deve sempre manter o nível do fluido no reservatório. Caso o nível do fluido do seu carro diminua, vá imediatamente para uma oficina, pois há grandes possibilidades de um vazamento no sistema, exigindo o estancamento e a manutenção corretiva para que se mantenham perfeitas as condições de funcionamento dele.

Fluido de freio contaminado com água também pode oferecer grande perigo. Além de não lubrificar corretamente os componentes do freio, a água possui composição bem diferente e pode diminuir a força dos freios durante uma frenagem.

Quando Trocar o Fluido de Freio?

Cada carrotem o seu tempo de troca específico, mas em média, é recomendada uma troca preventiva do fluido de freio a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros rodados.

Caso o fluido apresente problemas, uma luz também pode se ascender no painel do seu veículo, normalmente a mesma luz do freio de estacionamento. Ela continua acesa mesmo quando o freio de estacionamento não está acionado, ou pisca durante a condução do veículo.

Fique atento na hora da troca! O fluido de freio tem uma especificação DOT, que deve ser seguida para cada carro.

A classificação DOT (sigla originária do Departamento de Transportes Americano) mais elevada indica apenas um fluido mais resistente às altas temperaturas (ponto de ebulição), não influindo no desempenho do freio.

Segue abaixo as especificações:

  • DOT 3
  • DOT 4
  • DOT 5 – Base silicone
  • DOT 5.1 – Base não silicone

Como é Feita a Troca do Fluido de Freio?

A substituição do fluido de freio é um serviço que envolve, ao mesmo tempo, a remoção do fluido antigo por meio de um procedimento chamado sangria e a reposição do fluido novo no sistema. A sangria do sistema de freios tem o objetivo de não deixar bolhas de ar no sistema.

O mecânico, de forma geral, deverá seguir os passos abaixo:

  • Desparafusar e remover as rodas do carro;
  • Abrir o capô e desenroscar a tampa do reservatório do fluido de freio;
  • Após confirmar que o fluido realmente precisa ser trocado, é necessário retirar o reservatório e lavar, secando bem antes de colocá-lo de volta;
  • Encher o reservatório com o fluido de freio novo;
  • Fazer a sangria nas rodas à medida que for colocando mais fluido no reservatório;
  • Ao fim do processo, deve-se checar se não há vazamentos e testar o freio para assegurar que o serviço foi bem executado.

Quem avisa amigo é! Agora que você já sabe a importância de trocar o fluido de freio, não deixe de procurar por um local especializado no serviço para avaliar a necessidade da substituição do fluido de freio do seu carro. Assim, você ficará mais tranquilo e protegido contra possíveis transtornos.