Quando as visitas ao mecânico começam a ficar frequentes, é comum as pessoas pensarem logo em trocar de carro. Geralmente, este é um bom indicador, mas vale lembrar que não é o único. É importante fazer uma avaliação geral da sua relação com o automóvel, analisando a maneira como você o mantém, passando por aspectos financeiros, comerciais e a satisfação pessoal.
Mas será que chegou mesmo a sua hora de trocar de carro? Muitas vezes, na ânsia de comprar um novo modelo, o proprietário cria vários motivos para justificar uma troca prematura. Na verdade, o mais importante é saber avaliar a real necessidade de investir em um novo veículo, pois a troca gera custos, que devem ser analisados e programados.
Veja nesse post algumas dicas para entender o momento certo de trocar o antigo companheiro.
Quilometragem Alta
De acordo com especialistas, a alta quilometragem é um bom sinal de que já está na hora de trocar de carro, pois ela nos ajuda a lembrar o quanto o veículo já foi usado e que a vida útil de várias peças pode estar chegando ao fim.
Geralmente, por volta dos 60 mil quilômetros o veículo já começa a demonstrar um desgaste natural em certos componentes, como suspensão e embreagem. E por isso, ele passa a exigir manutenção com mais frequência.
Mas saiba que é possível manter um veículo funcionando perfeitamente, apesar da quilometragem avançada. Para isso, os cuidados na rotina devem ser sempre levados em consideração. Caso você seja um motorista cauteloso, que evita percursos acidentados, troca o óleo e os filtros conforme recomendação do fabricante e revisa o veículo regularmente, certamente ele se manterá conservado por muito mais tempo, possibilitando uma boa sobrevida das peças.
Seu Carro Perdeu a Boa Aparência?
Com o tempo de uso, o carro vai perdendo aquela aparência de novo e, consequentemente, deixando de ser atrativo para um possível comprador. O ideal é levá-lo corretamente às revisões preventivas, substituir as peças no momento certo, cuidar do interior e da lataria, mantendo-o, sempre que possível, limpo e protegido das intempéries. Tudo isso ajuda a conservar a aparência e o funcionamento do seu carro por muito mais tempo. Veículos bem cuidados são mais valorizados, o que permite ao proprietário conseguir agilidade e maior valor de venda.
Se seu automóvel não está bem cuidado, está aí um bom motivo para trocá-lo mais rápido, antes que ele fique com uma aparência ainda mais velha.
Gastos Com Manutenção
Se você ficar atento à quilometragem, ao tempo de uso e às manutenções preventivas, é provável que você não chegue ao ponto de perceber um grande gasto de manutenção que justifique a troca.
Agora, se você é um proprietário que não presta muita atenção a esses detalhes, é bom começar a ficar atento. Grandes gastos com a manutenção veicular podem representar prejuízos e, em alguns casos, podem até ultrapassar o valor de mercado. Um bom parâmetro para essa análise é a tabela FIPE que mostra qual é o preço praticado na venda do seu carro. De posse dessa informação, basta fazer alguns cálculos para obter uma resposta.
Insatisfação Com o Veículo
Se você comprou um modelo de carro que não gostou, seja pelo modelo em si ou pela marca, talvez não valha a pena manter o automóvel por muito tempo. É muito comum, pessoas adquirirem um automóvel por impulso, sem pesquisar antes da compra. Nesse caso, pode ser melhor trocar de carro, optando por um veículo que te deixe satisfeito e feliz.
Lembre-se que essa troca pode representar um grande prejuízo. Alguns modelos de veículos desvalorizam mais do que outros no primeiro ano de uso, portanto, antes de adquirir um novo automóvel, pesquise por diversos modelos, vá a diferentes concessionárias e informe-se bem sobre as opções que cabem em seu orçamento. Dessa forma, a chance de errar é menor.
Mudanças no Padrão de Vida
Ao surgir aquela boa oportunidade no trabalho ou algum outro tipo de melhoria financeira, sempre pensamos em realizar nossos sonhos e, em muitos casos, um carro novo está na lista de prioridades. Antes de correr até a loja para trocar o seu carro, veja além da aparência. Reflita sobre o estilo de vida que você leva e considere novas possibilidades. Há inúmeras opções em nosso mercado e nem sempre o melhor carro para você é o que está “na moda”. Analise as possibilidades de um sedã, hatch, esportivo ou SUV. Sempre haverá um modelo de acordo com os seus objetivos, possibilitando uma maior satisfação.
O planejamento familiar também pode interferir na troca do carro. Se você pretende ter filhos, é preciso pensar no espaço para uma ou duas cadeirinhas de criança, além de um bom porta-malas, é claro. Se um carro maior e mais confortável cabe no seu orçamento, não pense duas vezes em mudar de modelo.
Gostou das nossas dicas? Conseguiu visualizar a hora certa para trocar de carro? Lembre-se que, além da satisfação de ter um veículo que atenda às suas necessidades, é muito importante mantê-lo seguro. Não deixe de nos consultar antes contratar um serviço de proteção veicular, assim você garantirá o melhor negócio e aquela sensação de conforto, satisfação e segurança.