No momento, você está visualizando 4 dicas para perder o medo de dirigir

4 dicas para perder o medo de dirigir

  • Categoria do post:Dicas

Você tem medo de dirigir? Se sua resposta é “sim”, acredite: há mais pessoas nessa situação. Tanto é que o Detran do Distrito Federal (Detran-DF) criou um curso gratuito para a superação desse receio, que, em alguns casos, chega a ser uma fobia.

Achou exagerado? Na verdade, não é. A estimativa é que 2 milhões de brasileiros tenham receio de conduzir um veículo. O dado é da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, que ainda determina que, do total, 80% são mulheres.

Os motivos são variados: estresse, traumas, medo do fracasso, desgastes físico e mental e até transtornos comportamentais. Qualquer que seja a causa, é importante ultrapassar esse desafio e conquista sua liberdade.

Se esse é o seu objetivo, saiba que este post foi feito para você! Aqui vamos apresentar 4 dicas para deixar o medo da direção para trás e atingir outro patamar no seu relacionamento com os veículos. Então, que tal saber quais são elas?

1. Conheça a causa do seu medo de dirigir

Como destacamos, os motivos que levam a esse receio são variados. Muitas pessoas têm apenas ansiedade, gerada pelo trânsito intenso. O problema é que isso pode gerar outros sintomas, como tremores, tensão muscular, falta de ar, irritação e insônia.

Outras pessoas são perfeccionistas e não aceitam qualquer erro na hora da condição. Ainda há vergonha, raiva, traumas passados devido a acidentes, insegurança devido à má formação dos motoristas e mais.

Por isso, vale a pena fazer uma autoanálise e descobrir o aspecto que mais influencia no seu caso. Além disso, consultar um psicólogo é uma opção viável. Com a ajuda desse profissional, você consegue se reequilibrar e controlar o lado emocional para colocar a direção em prática.

2. Tenha alguém de confiança ao seu lado

No começo, é importante ter alguém ao seu lado para evitar que o medo te paralise. Tenha em mente que o ideal é a pessoa ser paciente e calma para evitar sustos em situações mais tensas que podem surgir pelo caminho.

Depois que conseguir alguém com essa característica, comece a praticar. Primeiro, ande em locais mais afastados do trânsito complicado e ruas bem tranquilas.

Aproveite os finais de semana para fazer isso, porque há menos movimento.
Também treine o estacionamento em vagas. Uma boa ideia é fazer na garagem de casa, porque ali você saberá como deve colocar o carro da maneira mais correta e fácil.

Só depois de dirigir com tranquilidade é que você deve ir para ruas com trânsito mais intenso. Ainda assim, vale a pena evitar distrações no começo, como animais de estimação, crianças, celular no alto e música. Pegue bem o jeito primeiro. Assim, ficará mais fácil aprender e perder o medo de dirigir.

3. Defina metas progressivas

Você acha que as metas se referem a outras áreas da sua vida, mas não têm nada a ver com a direção? Está enganado! Quando você define seu objetivo maior — que é dirigir sem medo — pode determinar ações menores que te ajudarão a chegar lá!

É o caso de definir primeiro que quer dar uma volta na sua conduzindo o seu carro. Ou que vai dirigir até determinada parte do trajeto. Vá com calma e de acordo com o que seu medo permite. Aos poucos, você supera essas primeiras barreiras e, então, consegue ultrapassar esse desafio.

4. Faça um curso de direção para habilitados

Para você, esse é o fundo do poço? Tira essa ideia da cabeça agora! Os cursos de direção para habilitados oferecem várias dicas práticas que complementam o que você aprendeu na autoescola. Além disso, você tem a chance de treinar com o seu carro e perder o medo conduzir seu veículo em lugares mais movimentados.

De quebra, o instrutor pode ajudar a trabalhar seu psicológico. Quer algo melhor? É assim que você consegue tirar a pulga atrás da orelha e colocar o seu melhor em prática.

Então, que tal começar? Seguindo essas 4 dicas, você perde o medo de dirigir e aproveita todo o seu potencial! Depois disso, é só proteger o seu automóvel.
Quer saber como? Entenda mais sobre a proteção veicular e o seguro e saiba o que sai mais em conta.