You are currently viewing Pneu careca: quais são os riscos?

Pneu careca: quais são os riscos?

Todo mundo sabe que pneu careca é um risco para a segurança do motorista e dos passageiros, mas é bastante comum ver veículos rodando com essa característica. O que esses condutores esquecem é que há prejuízos à calibragem, ao rodízio, ao alinhamento e ao balanceamento do carro.

Achou exagerado? Na verdade, não é. Mais que correr o risco de estourar na estrada, o pneu desgastado gera outras ameaças, que vão de atolamento e derrapagens a multas.

Por isso, neste post vamos tratar do pneu careca, por que devem ser evitados e quais são os principais riscos implicados. Vamos lá?

 

Os riscos do pneu careca

Os pneus têm vida útil e ela precisa ser respeitada para evitar prejuízos à dirigibilidade e aumentar a chance de acidentes. De modo geral, o desgaste excessivo diminui a aderência com o solo e impacta a estabilidade do veículo. Por isso, é essencial fazer a substituição sempre que necessário.

Porém, quais são riscos que você corre quando dirige com o pneu nessa condição? Listamos as principais ameaças a seguir.

Comprometimento do tempo de resposta à frenagem

A perda de aderência ao terreno diminui a capacidade de resposta do pneu ao sistema de frenagem. Na prática, o que acontece é que o veículo precisa percorrer uma distância maior até parar completamente.

Em uma situação de imprevisto, essa característica aumenta as chances de acidente, inclusive daqueles sem gravidade, mas que geram dor de cabeça. Em dias de chuva, o problema é ainda maior, já que fica mais fácil para o carro derrapar.

Aumento do risco de aquaplanagem

A camada fina de água gerada entre os pneus e o solo diminui a estabilidade do veículo. Quando o item está em bom estado, os sulcos são capazes de expelir a água. Por outro lado, se estiver careca, esse processo não ocorre. O automóvel perde o contato com o asfalto e a possibilidade de derrapar é maior.
Esse risco é potencializado quando a velocidade do veículo está acima dos 70km/h. Por isso, o ideal é manter uma velocidade baixa, os pneus em condições seguras e evitar frear ou virar o volante, caso perca o controle do automóvel por alguns segundos. Apenas desacelere e mantenha o carro em linha reta.

Diminui a estabilidade do carro

Essa situação é consequência da direção, que se torna mais instável e desconfortável. Ao ganhar velocidade, o carro trepida e as rodas fazem barulho. Em casos mais graves, o pneu estoura, situação que também pode gerar um acidente, a depender da velocidade em que está.

 

Os cuidados necessários para evitar os pneus carecas

 

Deixar de cuidar dos pneus é um grande erro, porque coloca em risco a sua segurança e de outras pessoas que estejam como passageiros no veículo. O ideal é colocar em prática 5 cuidados simples que listamos nesse vídeo do YouTube:

Tenha em mente que é fundamental cuidar da saúde dos pneus para evitar todos os perigos citados. No entanto, pneus carecas também geram multa, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para a lei, a falta de cuidado com os pneus é uma infração grave, que ocasiona uma punição de 5 pontos na carteira e multa de R$195,23. Devido à sua importância, esse item é o primeiro a ser avaliado em caso de fiscalização.

Por isso, vale a pena trocar os pneus sempre que necessário. Para saber quando chegou a hora, observe os sulcos e verifique a altura das bandas de rolagem em relação a eles. Se a proporção for a mesma ou for impossível identificar, o pneu está careca.

Você também pode levar seu veículo a uma mecânica de sua confiança. Lá, o profissional avaliará  a situação do pneu careca e indicará a troca de um ou todos, de acordo com seus estados.

Entendeu tudo que precisa sobre o assunto? Saiba o que são os pneus remold e veja se vale a pena comprá-los na hora de substituir o careca.

 

Acompanhe a Lions nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn