Além de aderir à Proteção Veicular, o rastreamento e o monitoramento de veículos com tantos casos de roubos e furtos no território nacional, têm se tornado recursos indispensáveis, tendo em vista a segurança do carro e a proteção do motorista e demais ocupantes.
A localização de veículos com a tecnologia de GPS, capaz de identificar seu posicionamento em tempo real, permite um controle com maior precisão.
Mas, os conceitos de monitoramento e rastreamento às vezes se confundem. Portanto, iremos esclarecer dúvidas através deste artigo.
O Que é Monitoramento?
De maneira simples de entender, o Monitoramento é aquilo que é observado e controlado passo a passo. É o que é visto desde o princípio até o fim. Por exemplo, quando você tem uma encomenda ou uma carga a receber, é possível verificar tudo o que aconteceu na rota percorrida por essa encomenda.
A partir dessa observação, é possível prever a data da chegada da encomenda ou da carga, ou saber em um determinado momento, em que local o objeto se encontra.
Monitorar é, portanto, “olhar” para o que aconteceu durante o deslocamento e fazer todos os registros. Citando de outra forma, é algo parecido com os cuidados que a mãe sempre tem ou pede ao filho para fazer quando viaja. Por exemplo, “Me avise onde você está” ou “Me diga a que horas você vai chegar”.
Monitoramento é o trabalho de observar e registrar.
O Que é Rastreamento?
No processo de rastreamento são registradas e analisadas as ocorrências havidas ao longo do caminho. Normalmente, ele tem a finalidade de obter dados para se definir diretrizes de como combater algum problema.
No caso do transporte de uma encomenda, por exemplo, se ocorreu algum roubo, furto ou desvio da rota; com o rastreamento, é possível analisar o histórico de deslocamento e promover a recuperação do bem desviado.
Rastreamento é a ação de acompanhar.
O trabalho de rastrear não é feito apenas para fins de segurança, mas também para o gerenciamento de operações que envolva logística, principalmente quando associadas à telemetria, para determinação dos melhores roteiros, pela análise das distâncias e consequentes expectativas de tempo, na economia de combustível, entre outros?
Portanto, rastreamento e monitoramento são passos de um processo maior e eles andam juntos.
O monitoramento e rastreamento a serviço da Proteção Veicular
Os números de fraudes envolvendo veículos aumentam a cada ano. Por outro lado, a tecnologia está a cada dia mais alinhada ao combate de práticas ilícitas, trazendo muitos benefícios aos cidadãos.
Não importa se a situação é de um roubo, assalto ou furto: o fato é que o rastreamento e o monitoramento são determinantes para a recuperação do veículo em tempo hábil.
Nesses casos, ao acessar a central de monitoramento do veículo, o proprietário pode identificar a exata localização do carro e acionar a polícia. A tecnologia é importante, inclusive, em caso de sequestro, por exemplo, pois um familiar da vítima, por meio do rastreamento da central, pode visualizar o paradeiro do carro e da pessoa.
Você sabia que a Proteção Veicular disponibiliza este serviço? É isso mesmo! Uma das vantagens em ter seu veículo protegido através da LIONS Proteção Veicular é o serviço de rastreamento e monitoramento. Afinal, ninguém marca hora e local para os imprevistos.
O monitoramento proporciona maior segurança à família. Para os pais que querem saber onde os seus filhos estão, por exemplo, o serviço funciona 24 horas por dia, e pode ser acompanhado pela internet.
É possível verificar o paradeiro do veículo a qualquer momento. Em caso de pane, fica bem mais simples enviar um guincho com mais agilidade ao local.
Sistemas de rastreamento e monitoramento foram criados não só para controlar e proteger bens, mas também para cuidar de pessoas. Aproveite e use dessas ferramentas e serviços em prol a sua proteção e de seus familiares.
Dicas para evitar furtos e roubos em BH
Além de contar com o serviço de rastreamento e monitoramento através da Proteção Veicular, seguem algumas medidas simples, que podem evitar furtos e roubos de veículos.
- Escolha bem o local onde vai estacionar. Dê preferência a estacionamentos fechados, pois esta é a melhor opção, porém, se não houver esta oportunidade e precisar deixar o carro na rua, observe bem e evite locais ermos, escuros e sem saída. O ideal é parar em frente a comércios, prédios e ruas com movimentação mais intensa.
- Antes de se afastar do veículo, certifique-se de que ele foi trancado corretamente. Carros esquecidos abertos é um prato cheio para bandidos. Tranque o carro, mesmo que vá fazer uma parada rápida, afinal, os bandidos agem de maneira veloz.
- Não dê carona para estranhos. Bandidos podem fingir, pedindo ajuda, com o objetivo de entrar no veículo e roubar seus pertences, inclusive o carro.
- Evite brigas no trânsito. Bandidos podem provocar de propósito, com o intuito de fazer assaltos e roubar o veículo.
- Evite namorar dentro o carro, principalmente à noite e em lugares afastados. É perigoso permanecer dentro do carro quando ele está estacionado.
- Não deixe nenhum objeto caro ou valioso dentro do carro, para não despertar o interesse de bandidos.
- Utilize dispositivos de segurança visíveis. Correntes e travas podem “desanimar” o ladrão, já que ele terá o trabalho de destravar o dispositivo e com isso, levará mais tempo para concluir a ação.
- Quando for entrar na garagem da sua casa, olhe bem ao redor. Se notar algo estranho, não pare. Dê mais uma volta e acione a polícia.
- Se for para algum local que não conhece, procure conhecer antes. Quando não conhecemos o local, a tendência é ficar parado por mais tempo, tentando localizar o endereço indicado. Antes de sair, faça uma pesquisa para que encontre seu destino com mais facilidade.