Entenda o que é a Perda Total e os fatores que determinam que um veículo não tem mais conserto.
Uma das maiores preocupações dos donos de veículos que buscam proteger seu patrimônio contra imprevistos na Proteção Veicular é se o seu plano cobre todas as situações, incluindo a Perda Total.
Mas, apesar de ser um termo tão falado, o que define se um veículo está em situação de PT ou não? A Lions Mutual te explica nesta postagem!
O que é uma Perda Total
Por definição, a Perda Total é quando o valor do conserto de um veículo supera seu valor de mercado, determinado pela associação de Proteção Veicular.
Na Lions Mutual, assim como na maioria das associações de Proteção Veicular, a diferença entre os valores não deve ser maior que 75% do valor na tabela da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE).
A PT também pode ser declarada em circunstâncias especiais, como no caso de veículos antigos cujas peças de reposição não são mais fabricadas.
Quando acontece um PT de verdade
Existem diversos motivos para uma Perda Total. Na Lions Mutual, esses motivos são chamados de eventos. São considerados eventos:
- Colisões
- Fenômenos da natureza
- Roubos e furtos
- Incêndios
No caso da Perda Total, a extensão dos danos aparentes importa pouco. O PT é determinado de forma técnica por profissionais da associação, os reguladores de eventos.
Reguladores: os mestres da avaliação
Responsáveis pela avaliação dos veículos que sofrem eventos, os reguladores decidem se um veículo deve ser consertado ou se já está em estado de Perda Total, e as circunstâncias que o levaram a isso.
Os reguladores da Lions Mutual fazem seu trabalho com rigor, seguindo as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e os regulamentos da matriz.
No seu dia a dia, suas principais tarefas são:
- Conferir boletim de ocorrência de eventos;
- Avaliar a vistoria do veículo da oficina parceira (feita por fotografias);
- Receber orçamentos de oficinas parceiras sobre valor dos reparos no veículo;
- Determinar o tipo de monta (classificação do dano) do veículo;
De todas as atividades, sem dúvidas a mais importante é a elaboração do parecer, que serve tanto para encaminhar um veículo em perda parcial ao conserto quanto para determinar que o motorista associado seja indenizado pela perda total.
E o que acontece quando o veículo é PT?
Uma vez constatada a Perda Total pelo regulador, a Lions Mutual inicia as tratativas para indenizar o proprietário do veículo, caso ele esteja com suas mensalidades em dia.
O veículo então fica sob propriedade da própria associação de Proteção Veicular e será encaminhado para o ferro velho ou para um pátio para ser leiloado.
Por outro lado, se detectada apenas a perda parcial do veículo, a Lions Mutual envia o veículo para reparo com oficinas parceiras e disponibiliza carros reservas aos seus associados dos planos ouro, prata e black para carros e picapes.
Quer saber mais sobre PT? Assista o Tamanho do Preju!
PT no veículo pode ser um problemão para motoristas, mas também uma ótima oportunidade para você aprender sobre veículos com o olhar dos especialistas da Lions Mutual!
Foi pensando nisso que nasceu o Tamanho do Preju: o novo programa do canal do YouTube da Lions Mutual, onde reguladores falam de forma técnica – mas descontraída e acessível – sobre prejuízos em veículos.