Colisões acontecem, mesmo com precaução. Saiba como agir no caso de um acidente sem vítimas e acionar sua proteção veicular.
Colisões são sempre inesperadas e podem acontecer em segundos. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Avançada (IPEA), a taxa de mortalidade no trânsito aumentou 13,5% na última década – uma das maiores do mundo
Embora acidentes sem vítimas não causem danos à vida, ainda geram prejuízos consideráveis aos motoristas. Por isso, neste artigo, a Lions Mutual vai explicar o passo a passo para agir corretamente após uma colisão desse tipo.
Mantenha a calma e reúna suas provas
Seja mais racional e menos emocional após o acidente sem vítimas. Não entre em disputas por culpados e garanta a boa apuração da sua proteção veicular com a reunião de provas do acidente.
Fotografe o seu veículo e do terceiro de diferentes ângulos e grave vídeos da situação. Cada associação de proteção veicular, como a Lions Mutual, exige suas próprias orientações (pelo aplicativo e na Assistência 24 Horas).
Colete informações do condutor (CRLV, RG, endereço, placas, CNH, telefone). Se o seu veículo foi batido com fuga do outro motorista, obtenha depoimentos de testemunhas e imagens de câmeras de segurança da área do acidente.
Os dados colhidos são essenciais para o registro do Boletim de Ocorrência na delegacia de Polícia Civil ou online. Lembre-se: em acidentes sem vítimas, a Polícia Militar não precisa ser acionada no local
Isolar a área após um acidente sem vítimas é fundamental
Depois de constatar que ninguém se feriu, é fundamental agir para preservar as provas, sem comprometer o fluxo de trânsito. Segundo o artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), você deve desbloquear a via sob pena de multa.
Se o seu veículo puder ser movido com segurança (sem vazamento de óleo, por exemplo), leve-o para o acostamento ou para a faixa mais à direita.
Sinalize o local com o triângulo de segurança e outros objetos, como galhos, a uma distância de 30 metros. Ligue o pisca-alerta e, se necessário, permaneça próximo à pista para alertar outros motoristas sobre o perigo.
Neste momento, você também pode acionar a Assistência 24 Horas para obter mais orientações e, se preciso, solicitar o serviço de reboque.Dica bônus: em acidentes com vítimas, além de chamar a Polícia Militar, você deve contatar o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192). Nesse caso, não mova o veículo sem a orientação dos socorristas.
Registre o Boletim de Ocorrência com detalhes
O registro do BO é determinante para registrar o acontecimento de forma oficial para as autoridades e garantir a indenização da sua associação. Por isso, seja o mais detalhista possível nas informações após o acidente sem vítimas.
Você pode fazer o boletim em delegacias de Polícia Civil, postos integrados e sites oficiais das Delegacias Virtuais, geralmente ligadas às Secretarias de Segurança dos estados.
Vale lembrar que o outro motorista envolvido não precisa estar presente para registro de BO. E, como mencionamos, a Polícia Militar só deve ser acionada se houver vítimas, violência física no local ou indícios de embriaguez.
Hora de contar com a proteção veicular!
Feito todos os passos anteriores, é hora de acionar sua associação de proteção veicular. Siga os passos solicitados de envio de fotos de acidente, cópia do BO, os documentos e siga as instruções fornecidas pela associação.
Na Lions Mutual, além da cobertura nacional e da Assistência 24 Horas, nossos Associados têm acesso a serviços como hospedagem emergencial, táxi ou transporte alternativo para voltar à sua cidade de residência.
Oferecemos um atendimento rápido, análises de acidentes sem burocracia e a possibilidade de indenizações de até 100% do valor da tabela FIPE, cobrindo inclusive perdas totais.Proteja o seu veículo com um plano justo e sem análise de perfil. Clique aqui para saber mais.