Nunca deixe pertences à vista para não ter o carro furtado. Confira outras dicas e o que fazer se for vítima do crime.

O que fazer se você tiver o seu carro furtado?

Ter o carro furtado é uma situação frustrante e cada vez mais comum no Brasil. Mesmo com o avanço da tecnologia e das estratégias de segurança, os números de furtos ainda preocupam.

De acordo com o último Atlas da Violência 2024, foram registrados mais de 138 mil furtos de veículos no país — sendo as capitais os principais alvos. Diante desse cenário, é essencial entender como agir com rapidez e clareza.

A seguir, você confere o passo a passo completo sobre o que fazer se tiver o carro furtado e como se proteger desse tipo de ocorrência.

Entenda a diferença entre roubo, furto e furto qualificado

O primeiro passo é saber o que realmente aconteceu com seu patrimônio: você teve o carro furtado, roubado ou foi você foi vítima de um furto qualificado? Explicamos a seguir!

Roubo é quando o criminoso age com violência ou ameaça e a vítima está presente. Já o furto ocorre sem qualquer tipo de violência — geralmente, o carro é levado quando o dono não está por perto.

Há ainda o furto qualificado, que acontece quando há uso de ferramentas ou arrombamentos para acessar o veículo. Saber essa diferença é essencial, pois o tipo de crime define como o boletim de ocorrência será registrado e como o seguro ou proteção veicular será acionado.

Mantenha a calma e colete informações no local

Se perceber que seu carro foi furtado, respire fundo e tente ficar tranquilo. Recomendamos que não faça buscas por conta própria ou com a ajuda de conhecidos, pois os criminosos são imprevisíveis e podem estar armados.

Em seguida, observe o ambiente: há câmeras de segurança por perto? Você viu alguém viu algo suspeito? É hora de fazer o trabalho de fotografar evidências e colher depoimentos.

Se possível, anote os horários, detalhes sobre o local e converse com testemunhas. Todas as informações são úteis para ajudar as autoridades e aumentar as chances de recuperação do veículo com brevidade.

Registre o boletim de ocorrência o quanto antes

Com as informações em mãos, vá até a delegacia ou utilize os serviços online do seu estado para registrar o boletim de ocorrência sobre o carro furtado. Postos policiais móveis são uma opção eficiente nos bairros para informar às autoridades policiais.

Importante: o documento é obrigatório para que a polícia inicie buscas e para que você acione sua proteção veicular. Recomendamos o registro do B.O em até 24 horas após ser vítima do crime para agilizar o processo e não ter conflitos com sua associação..

Avise sua proteção veicular imediatamente

Depois de registrar o B.O., entre em contato com a sua associação de proteção veicular. Tenha os dados do boletim em mãos e envie fotos ou cópias dos documentos solicitados pelo atendente ou aplicativo.

Se seu plano oferece cobertura para carro furtado ou roubado, o seu processo, os dados cadastrais no sistema e cobrança serão analisados e então, se o pedido de indenização será executado no tempo hábil exigido ou estabelecido pela proteção veicular.

No caso de associações completas e confiáveis como a Lions Mutual, o reembolso é com base em 100% da Tabela FIPE. Só não esqueça de estar em dia com os boletos de mensalidade, pois o seu plano deve estar com status ativo para ter que a cobertura seja acionada.

Solicite o reembolso do IPVA

Pouca gente sabe, mas você pode pedir o reembolso total ou parcial do IPVA em casos de carro furtado. Basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado e seguir todas as orientações solicitadas como registro de documentos pessoais e comprovante de pagamento.

Para fazer isso, tenha o B.O. em mãos e consulte se o seu veículo já está com restrição por furto ou roubo no sistema do Detran. O processo de restituição pode levar algum tempo, é proporcional, mas será feita até o final do ano solicitado.

Invista em prevenção para não ter o carro furtado

Para evitar passar por esse tipo de situação, atitudes simples podem fazer a diferença. Sempre estacione em locais movimentados e iluminados e não deixe objetos de valor sobre os bancos dentro do veículo. Use o porta-malas.

Mas a medida importante é ter um plano de proteção veicular completo que cobre 100% da FIPE em casos de carro furtado ou roubado. Há opção com rastreadores conectados via aplicativo — o que facilita muito a localização do veículo em caso de crime.

Ter o carro furtado é algo que pode acontecer com qualquer pessoa. Mas agir com rapidez e consciência pode reduzir os prejuízos e até aumentar as chances de recuperação.Quer saber mais? Leia também nosso conteúdo: Como funcionam os rastreadores da Lions Mutual.

Contatos

Atendimento 24h

0800 0800 202

Site desenvolvido com 🩷por

Clube de Beneficios Mutuos Aos Proprietarios de Veiculos Pesados – CNPJ: 44.108.859/0001-94 | Todos os direitos reservados