Dirigir no tempo seco do inverno exige atenção redobrada não só com sua saúde, mas com o estado do veículo. O calor inesperado alternado com a inversão térmica e a brutal queda de temperatura afetam diversos sistemas e peças.
Pneus, ar-condicionado, sistema de arrefecimento e frenagem e até a pintura sofrem danos se negligenciados. Então, para ajudar você a manter seu carro em dia e evitar custos, este artigo traz os cuidados indispensáveis ao dirigir no tempo seco do inverno.
Filtro de ar limpo e revisado
No inverno seco, o ar carrega mais poeira e partículas em suspensão. O filtro de ar do motor é o responsável por impedir que essas impurezas entrem no sistema de combustão — que, se estiver sujo, aumenta o consumo de gasolina e causa superaquecimento do motor.
Como no inverno o ar está mais carregado de detritos, dirigir no tempo seco do inverno com um filtro em más condições é um risco silencioso e que pode gerar uma manutenção cara com o tempo.
Por isso, limpe o filtro de ar e caso esteja impraticável, considere trocá-lo. Ela deve ocorrer a cada 10 mil km rodados em média. Mas em regiões com muita poeira ou clima extremamente seco, pode ser necessário antecipar essa manutenção.
Palhetas do limpador de para-brisa em dia
Embora o inverno seja seco, a neblina e o sereno da madrugada são frequentes em diversas regiões do Brasil. Isso exige palhetas em bom estado para garantir a visibilidade do pára-brisa. Contudo a alternância de temperatura e vento podem ressecar completamente às lâminas.
Então, antes de sair de casa, revise o estado das lâminas todas as semanas. Caso esteja mais frágeis, avalie a compra de novas peças, que costumam ser um item barato nas oficinas e lojas do ramo automotivo.
Vale também ficar de olho no reservatório de água do limpador. Não é incomum que os bicos de saída do líquido congelem em regiões mais frias ou pare de funcionar com muitas sujeiras acumuladas. Limpe seu pára-brisa todas as semanas.
Sistema de ar-condicionado e ventilação
Você pode até pensar que o ar-condicionado é um item só de verão, mas no inverno seco ele é essencial. Isso porque ele ajuda a desembaçar vidros e a melhorar a qualidade do ar interno, filtrando poeira com seu mecanismo de recirculação.
Porém, ao dirigir no tempo seco do inverno, ar-condicionado precisa de observação atenta para não provocar alergias e doenças respiratórias do período de inverno aos usuários mais frequentes do veículo
Mantenha o filtro do ar-condicionado limpo para garantir uma boa circulação interna. Se o equipamento permanece desligado e é usado com pouca frequência, faça a limpeza do filtro para não acumular bactérias e fungos nocivos em seu interior.
Pintura e limpeza do veículo
A combinação de vento frio, poeira e baixa umidade pode comprometer a pintura do veículo, pois provoca microfissuras, facilitando a oxidação com o tempo. Sem chuva, a sujeira também se acumula no exterior, tornando essencial a limpeza regular do carro.
Dirigir no tempo seco do inverno e deixar o carro sujo por dias danifica a lataria, os vidros e o sistema de faróis. Nossa dica é lavar o carro com mais frequência e aplicar cera protetora de qualidade, para criar uma película de proteção contra a ação do clima.
Uma informação importante: evite lavar o carro ao sol ou durante o frio intenso. Prefira horários de temperatura amena e use produtos neutros para não desgastar ainda mais a pintura.
Cuidado com os pneus
O frio interfere diretamente na calibragem dos pneus. No tempo seco e com temperaturas mais baixas, a pressão interna dos pneus tende a cair, o que compromete a aderência, aumenta o consumo de combustível e reduz a vida útil da borracha.
Ao dirigir no tempo seco do inverno, é importante calibrar os pneus com mais frequência e sempre com eles frios. Lembre-se também de verificar o estado geral: sulcos, rachaduras laterais ou bolhas indicam desgaste e risco de falhas graves.
Dica: consulte o manual do veículo para saber a calibragem ideal e evite deixar para conferir só quando o carro apresentar instabilidade ou consumo elevado.
Bateria: fique atento aos sinais no frio e tempo seco
Dirigir no tempo seco do inverno exige atenção redobrada com a bateria do seu carro. O frio e a baixa umidade afetam diretamente a capacidade de partida do veículo ou acabam em panes elétricas com o automóvel já em movimento.
Nas temperaturas baixas, a bateria perde força fácil. É comum o carro demorar a ligar no início da manhã, devido às falhas no motor de arranque e possíveis prejuízos dos componentes, que sofrem com oxidação em cabos e bornes que conduzem a energia.
Neste caso, a solução é simples: faça revisões periódicas, que verifiquem o estado da bateria, os cabos e o tempo de uso do equipamento. Se a bateria já tiver mais de dois anos, vale a pena fazer um teste de carga. Troque se necessário.
Recapitulando: como dirigir com mais segurança no inverno
Mesmo com a manutenção em dia, dirigir no tempo seco e frio traz riscos invisíveis. Uma falha mecânica ou elétrica pode acontecer de forma inesperada. E os criminosos mais ousados não tiram folgas mesmo com o tempo frio!
Então, é preciso ter uma proteção veicular completa, capaz de cobrir colisões, furtos , roubos e que ofereçam serviços de atendimento 24 horas para rebocar veículo, socorro e ajuda de custo para compra de passagens ou buscar você se o automóvel der uma pane no meio do caminho.
Por isso, seja para dirigir no tempo seco do inverno ou na chuva do verão, é preciso ter solução completa, o que você vai encontrar na Lions Mutual. Saiba mais neste artigo, porque ela é a associação mais confiável para sua escolha.