OO abastecimento é a necessidade básica de um veículo. Porém, com os preços de gasolina, etanol e diesel cada vez mais altos, motoristas tentam “esticar ao máximo” o tanque e acabam dirigindo com pouco combustível, sem consciência dos riscos financeiros que isso causa
Se você já se acostumou a rodar na reserva, este artigo é um alerta. A seguir, vamos mostrar os riscos reais de dirigir com pouco combustível e por que esse hábito pode se transformar em um grande prejuízo. Leia o artigo e entenda os perigos ocultos desta prática.
Bomba de combustível estragada
Um dos grandes problemas de dirigir com pouco combustível é o risco de superaquecer a bomba. Esta peça crucial é resfriada pelo próprio combustível onde fica submersa.
Sem o líquido suficiente no tanque para mantê-la em uma temperatura ideal, a bomba trabalha mais quente do que deveria.
Essa situação constante de superaquecimento pode levar à falha e à queima prematura da peça. Isso exige uma substituição cara e inesperada.
O sistema de alimentação do seu carro é o coração que garante o seu funcionamento. Por isso, a falta de combustível no tanque acaba prejudicando todo o veículo.
Prejuízos ao sistema de injeção
Manter o carro sempre na reserva não afeta só a bomba; a sujeira no fundo do tanque também é uma ameaça.
Com o nível baixo, a bomba de combustível começa a sugar detritos, partículas de carbono e sedimentos que se acumulam no reservatório. Esses resíduos são levados para o sistema de injeção eletrônica.
O resultado dessa sucção de impurezas é o entupimento dos bicos injetores. Isso causa falhas na queima, perda de potência e até avarias sérias.
Além disso, os filtros de combustível são sobrecarregados. Eles podem precisar ser substituídos muito antes do prazo, gerando um custo extra. É um ciclo de danos que você pode evitar.
Pane seca é motivo de multa
A pane seca, que é quando o veículo para por falta total de combustível, é um dos riscos mais evidentes de dirigir com pouco combustível. Se isso ocorrer em vias públicas e atrapalhar o fluxo, deverá ser registrado como infração pela autoridade de trânsito no local.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 180, classifica a pane seca como infração média e acarreta a perda de 4 pontos na CNH e multa no valor de R$ 130,16. Ou seja, para os motoristas que estão em posse da carteira provisória (PPD), pode resultar na cassação do documento.
Além disso, o veículo pode ser removido, gerando ainda mais custos e a dor de cabeça de fazer a liberação do automóvel com o DETRAN.
Por isso, fica a dica: planeje o abastecimento com antecedência e para o caso de emergência, conte com uma proteção veicular com serviço de guincho ou reboque para panes secas em suas opções de assistência 24 horas ou contratado a parte no plano.
O que fazer quando seu carro estiver na reserva?
Saber identificar os sinais de que o combustível está no fim é o primeiro passo para evitar o prejuízo. Fique atento à luz de aviso acesa no painel, à queda de desempenho do carro e ao medidor que aponta o baixo nível no tanque. É crucial agir rápido e com calma.
Já quando o veículo entrar na reserva, algumas dicas simples e claras ajudam você a chegar ao posto mais próximo:
- Reduza a velocidade: Dirigir em velocidade constante e mais baixa economiza combustível.
- Evite acelerações e frenagens bruscas: O motor agradece e o consumo diminui consideravelmente.
- Desligue o ar-condicionado e outros acessórios elétricos: Isso reduz a demanda de energia do motor.
- Planeje o trajeto: Escolha a rota mais curta e sem subidas íngremes para o posto.
Recomendamos também que evite ao máximo a prática de carregar a pé, combustíveis em recipientes e se dirigir até o seu veículo. E em hipótese alguma, peça para que alguém transporte combustível em galões dentro do veículo até seu ponto de pane seca.
Para sua segurança, requisite um reboque até o posto mais próximo e faça o abastecimento.
Além da reserva: boas práticas para o seu abastecimento
A responsabilidade de cuidar do carro vai além de evitar a reserva. A qualidade do combustível também impacta diretamente a saúde do motor. Uma boa prática é priorizar o uso de gasolina aditivada e em postos de bandeira confiável.
Este fluido possui detergentes e dispersantes que ajudam a limpar o sistema de alimentação e a prevenir o acúmulo de sujeira.Isso garante maior durabilidade e eficiência aos componentes do seu carro, evitando entupimentos.
Não acredite em falsas promessas de performance: aditivos que prometem ganho de potência não funcionam e podem conter elementos ferrosos que aumentam a corrosividade de peças do motor e outros componentes do sistema de ignição.
Conclusão: nunca dirija com pouco combustível
Dirigir na reserva pode custar caro na manutenção. E para evitar os prejuízos de dirigir com pouco combustível, a regra é simples.
Mantenha o nível acima de um quarto do tanque sempre que possível e não deixe de fazer a revisão do seu carro. E para o caso de imprevistos, como a pane seca, é vital contar com uma proteção veicular que ofereça o suporte necessário.
Com a Lions Mutual, além de reboque 24 horas e assistência completa, dispõe do ClubeGás, um clube de descontos em postos credenciados de todo Brasil. Ele pode ser incluído no seu plano. É tranquilidade e economia andando juntas.
Quer saber como a Lions Mutual oferece a proteção veicular mais completa do Brasil e pode te ajudar? Leia este artigo para conhecer os nossos benefícios de economia ao Associado e nunca mais dirija com pouco combustível.