You are currently viewing Como descobrir se a Quilometragem do carro foi adulterada

Como descobrir se a Quilometragem do carro foi adulterada

A quilometragem de um veículo é um dos principais pontos a serem analisados na hora de realizar uma compra. Por isso, muitas vezes pessoas tentam adulterar esse valor e enganar o comprador. 

Mas fique tranquilo! A Lions Mutual trouxe 3 dicas para você descobrir se o odômetro (que mede a quilometragem de um veículo) foi adulterado ou não.

Primeiro precisamos entender, porque a quilometragem é importante?

O mais importante é entender que quanto maior a quilometragem do seu carro, maior a probabilidade deste apresentar problemas.

É claro que, para fazer uma análise correta é preciso revisar diversos outros aspectos, como: o estado do veículo, o desgaste dos pneus e até mesmo datas de revisões registradas no manual do veículo.

Agora, como descobrir se houve fraude no seu odômetro?

Bom, o mais importante é estar sempre atento às 4 dicas abaixo:

Dica 1: consulte sempre o ano de fabricação 

Os veículos considerados de passeio, ou seja, que não são usados para trabalho, tendo uma menor carga, possuem uma quilometragem média anual entre 5 mil quilômetros e 15 mil quilômetros em média. 

Então, caso seja um veículo com 5 anos de uso, faça uma multiplicação para identificar se o mesmo está dentro da faixa esperada, entre 25 e 75 mil quilômetros). Caso o resultado dessa simples conta esteja muito fora da quilometragem apresentada no odômetro do veículo é um sinal de atenção e que a quilometragem pode ter sido adulterada.

 

Dica 2 – Conheça os antigos proprietários 

Pode parecer estranho saber sobre o proprietário anterior de um veículo, para poder identificar se a quilometragem do mesmo foi alterada, mas não é.

É fato que conhecendo o antigo dono do carro você pode descobrir algumas características. Por exemplo:

Sabemos que carros utilizados como frota de empresas ou de locadoras de veículos tendem a ser mal cuidados ou mais ‘’gastos’’ se comparados ao carro de passeio. Fora isso, carros usados para trabalho tendem a ter uma quilometragem maior do que a maioria dos veículos ‘’particulares’’.

Dica 3 – Benefício tributário

Carros vendidos com uma redução no preço por conta de benefícios tributários, como redução do IPI, podem indicar que este veículo pode ter sido utilizado como veículo profissional (como uber, taxi, carro empresarial, etc.). Neste caso, a média de quilometragem tende a ser bem maior do que a da maioria dos carros de passeio. Ou seja, se o odômetro indicar que a quilometragem está na média ou até mesmo abaixo da média que citamos, e se possui alguma dessas características. Desconfie! É mais um sinal de alerta indicando que o veículo pode ter sido adulterado.

Dica 4: Tenha mais informações em mãos

Um detalhe essencial para destacarmos também, é que essas são apenas algumas suposições que podem indicar um tipo de irregularidade no odômetro do seu veículo, sempre considerando a quilometragem média da maioria da população. 

Mas ainda sim,  esse tipo de informação não descarta a necessidade de uma averiguação detalhada sempre que verificar algum dos pontos que trouxemos aqui no carro que deseja comprar.

Fraude é crime!

Entender o que o Código de Defesa do Consumidor garante em caso de alteração é essencial para se proteger.

Previsto no artigo 171 do Código Penal, a fraude é sim um crime. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor diz que quaisquer envolvidos na situação serão responsabilizados por vícios ocultos de qualidade sobre a venda de um bem.

Assim, com a fraude for comprovada, o criminoso pode ser condenado a devolver o valor causado pelo dano material e também de pagar pelo dano moral de abusar da boa-fé do comprador, podendo cumprir uma detenção de 2 a 5 anos!

Gostou deste artigo?

Então você vai gostar ainda mais de saber que a Lions Mutual, a melhor proteção veicular do Brasil, tem condições especiais para você garantir toda a segurança do carro!

E para saber mais basta clicar aqui e fazer a sua cotação.

Deixe um comentário