O carnaval é um período de festas e quase todo mundo sai para aproveitar a folga e se preparar para o ano que, efetivamente, inicia. Porém, é preciso cuidar com os roubos e furtos de carros, que se tornam mais comuns nessa época do ano.
Somente em 2018, por exemplo, apontaram que os roubos de rua cresceram 107% no carnaval do Rio de Janeiro — os dados são por unidades da federação, não unificados. Em relação aos veículos, a alta foi de 18,4%, com ocorrência de 888 casos.
Apesar de esses dados serem do Rio de Janeiro, eles evidenciam o que acontece em todo o Brasil. Por isso, se você quer cair na folia com segurança, precisa ler este post. Aqui, vamos explicar o que você precisa fazer para proteger seu automóvel. Confira as dicas!
Escolha um bom local para estacionar
ficam tomadas de foliões. Devido a essa característica, o melhor é optar por um estacionamento fechado.
Caso seja impossível, busque um lugar seguro na rua para parar. O ideal é evitar lugares ermos e de pouca iluminação. Se for estacionar durante o dia, imagine como ele estará durante a noite, já que esse é o período que a festa vai acabar.
Se for viajar, converse com moradores locais e conheça os pontos turísticos — eles são boas indicações de lugares seguros.
Evite deixar objetos à vista
Qualquer coisa que esteja dentro do carro é alvo dos ladrões, até mesmo uma sacola de supermercado, já que pode chamar a atenção. Portanto, sempre guarde objetos no porta-malas — e faça isso antes de estacionar o veículo.
Evite deixar carregadores, suportes e acessórios de dispositivos removíveis visíveis. Eles também chamam a atenção e indicam que pode haver objetos de valor dentro do automóvel.
Nunca diga quanto tempo vai demorar
É comum as ruas terem flanelinhas, que “cuidam” dos veículos estacionados de maneira informal. Apesar de muitos terem essa atitude, pode haver pessoas mal-intencionadas. Portanto, nunca diga que vai demorar para voltar.
Sempre opte por dizer que vai pegar algo e já volta. Caso a ideia seja roubar ou furtar o carro, essa informação inibe o possível ladrão, porque ele sabe que pode não ter tempo suficiente para agir.
Tranque o carro
O veículo sempre deve ser trancado, mesmo em cidades de aparência pacata. Essa medida é essencial para evitar imprevistos como roubos e furtos e é recomendada inclusive se você fizer uma parada rápida em uma padaria, posto de gasolina ou banca de jornais.
Lembre-se de manter os vidros do carro fechados. Caso alguém tente furtar algo, você identifica com mais facilidade. Apesar da folia e da grande quantidade de pessoas dificultar a descoberta do roubo.
Faça uma proteção veicular pra evitar roubos e furtos
A proteção veicular é um plano que cobre qualquer situação que ocorrer com o seu automóvel. O funcionamento é similar ao de um seguro. No entanto, o preço é mais baixo, porque essa modalidade consiste em uma associação de pessoas que se unem para a preservação do patrimônio de todos.
A vantagem da proteção veicular é que a associação não tem fins lucrativos. Por isso, as mensalidades são reduzidas. Você ainda conta com os mesmos serviços, de acordo com a cobertura que optar, por exemplo, assistência 24 horas, proteção de vidros, carro reserva, rastreamento e monitoramento etc.
Assim, mesmo que aconteça alguns roubos e furtos de carros no carnaval ou durante o ano, você fica tranquilo de que será indenizado.
Agora que você já sabe o que fazer para preservar seu automóvel, que tal fazer uma simulação de proteção veicular para contratar o seu plano agora mesmo?
Acesse o site da Lions, insira seus dados e aguarde o contato de nosso representante!
Além disso, você pode seguir a Lions nas redes sociais: Facebook e Instagram.