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Alinhamento e balanceamento: o que são e como são feitos?

Se você tem carro, sabe que alinhamento e balanceamento fazem parte da rotina de manutenção. Apesar desse conhecimento, é muito comum haver confusão de conceitos e o motorista achar que esses serviços podem ficar para depois. Será mesmo?

Na verdade, a economia de alguns minutos na hora de trocar os pneus ocasiona um gasto maior a longo prazo, já que existe um desgaste desigual. Além disso, a falta de cuidado com esses aspectos tende a prejudicar a dirigibilidade.

Por isso, é crucial entender o que esses dois serviços significam e como eles beneficiam seu dia a dia como condutor do carro. É isso que vamos mostrar neste post. Que tal saber mais?

 

Afinal, o que são alinhamento e balanceamento?

O alinhamento é um serviço que alinha as rodas em relação ao volante. Assim, evita que o veículo puxe para esquerda ou direita quando deveria estar em linha reta. Por sua vez, o balanceamento corrige o equilíbrio entre rodas e pneus, a fim de impedir vibrações no volante.

As duas operações costumam ser feitas em conjunto, mas isso nem sempre é necessário. Elas demoram alguns minutos e são feitos por especialistas, que utilizam equipamentos apropriados para o processo.

 

Por que é importante fazer o alinhamento e o balanceamento?

As duas situações precisam ser corrigidas o quanto antes. No caso do alinhamento, o motorista pode ter mais dificuldades para fazer uma curva, especialmente se estiver em alta velocidade. Além disso, há um desgaste maior de um dos lados dos pneus, o que exige a substituição antes do prazo.

Em relação ao balanceamento, a falta de equilíbrio faz com que uma roda esteja carregando mais peso que aquela que está em lado oposto. Esse problema também gera um gasto excessivo em um dos lados e, em âmbito mais grave, altera a forma de dirigir e leva a acidentes.

Portanto, os dois processos são serviços de reparo comuns e relevantes. Sem eles, o veículo pode sofrer — e o seu bolso também. Os pneus têm menor vida útil quando existem falhas nesses quesitos, sem contar que elas são capazes de ocasionar problemas com a suspensão.

 

Como o alinhamento e balanceamento são feitos?

Esses serviços costumam ser realizados no momento de troca dos pneus. Esse é o período ideal para garantir o máximo aproveitamento dos pneus. No entanto, existem outras recomendações.

O alinhamento precisa ser feito a cada revisão determinada pelo fabricante, mesmo que o veículo esteja adequado. Da mesma forma, é fundamental fazer o processo após colisões contra quaisquer objetos, como pedras e guias, ou depois de ter passado por um buraco grande.

Observe também desgastes nos pneus, principalmente nas bordas — são sinais de que é necessário fazer o alinhamento. Ao perceber essas indicações, o mecânico fará um check-up na suspensão do carro. Ele verificará o estado das peças e quais precisam ser substituídas. Esse processo garante a vida útil do automóvel e sua segurança.

Já o balanceamento é recomendado sempre que o veículo rodar 10 mil km. Ele também é indicado sempre que o automóvel passa por alinhamento (a fim de assegurar que o peso do carro esteja bem distribuído) ou quando houver alguma vibração no volante.

Existem duas maneiras de fazer o balanceamento. O modelo estático é feito com pneu e roda imóveis. O dinâmico, por sua vez, exige que o conjunto esteja em rotação para corrigir outros problemas.

Agora, ficou mais claro que alinhamento e balanceamento são imprescindíveis para o bom funcionamento do seu veículo e a sua segurança, certo? Vá ao seu mecânico de confiança e evite imprevistos desnecessários.

Já que falamos sobre a importância de fazer os processos, que tal conhecer outros perigos que precisam ser evitados? Veja quais são os riscos de dirigir com pneu careca.

 

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