Cuidados ao dirigir em dias de chuva. As condições climáticas como o vento, frio, calor e chuva, podem comprometer a segurança no trânsito?
A chuva, por exemplo, pode alterar as condições da via, diminuir a capacidade visual do motorista e modificar padrões de condução e comportamento dos veículos, como a aderência e a estabilidade.
A chuva reduz a visibilidade, diminui a aderência dos pneus ao solo (principalmente em curvas), aumenta consideravelmente o espaço percorrido em frenagens e dificulta manobras de emergência.
O início da chuva costuma ser mais perigoso ainda. Devido à mistura de água, óleo que cai na pista, pó e outros resíduos, a via pode ficar ainda mais escorregadia.
Cuidados com o veículo
É fundamental observar as condições do veículo. Vamos listar aqui alguns cuidados essenciais com o veículo para evitar acidentes e transtornos em dias de chuva.
- Fazer a revisão nos freios. Se tiver uma roda freando mais que a outra, há risco de o carro rodar. Caso, os pneus estiverem carecas, eles ficam mais escorregadios.
- Manter as palhetas do limpador de para-brisas em bom estado e os vidros limpos, desengordurados e desembaçados.
- O ar condicionado deve estar em boas condições de uso. Caso o veículo não possua ar condicionado, o condutor deve ter por perto uma flanela.
- As luzes do carro devem estar funcionando corretamente.
Dias de chuva afetam potencialmente os motociclistas, pois estão mais expostos. Caso a chuva estiver muito forte, tanto motociclistas como motoristas devem se possível, parar em local seguro e voltar a trafegar apenas quando as condições melhorarem.
Aquaplanagem em dias de chuva e Proteção Veicular
Na passagem do outono para o inverno, é comum chover. Em Belo Horizonte chove bastante nesta época, o que é motivo para uma atenção maior.
Um dos efeitos da chuva são as poças de água e as mesmas são as protagonistas da aquaplanagem. Este acontecimento pode ser um agente provocador de acidentes, quando o motorista não age de forma adequada.
A aquaplanagem acontece porque os pneus não conseguem remover a lâmina de água e, literalmente, perdem o contato com a pista.
Diante dessa situação, os condutores devem segurar firmemente o volante ou guidão, sem virá-lo. Rodas dianteiras viradas para um dos lados podem levar ao capotamento quando a aderência voltar a existir entre os pneus e a pista.
Outro fator importante é desacelerar o veículo e diminuir a velocidade, mas não frear bruscamente, pois se as rodas estiverem travadas no momento que voltar o contato com a pista, o veículo se desgovernará.
Mas, se no momento do desespero o motorista não seguir estes passos, poderá se envolver em um acidente de trânsito. E em situações difíceis como esta e que envolva a segurança do condutor e dos demais ocupantes do veículo, nada melhor que contar com um serviço de qualidade como uma Proteção Veicular de confiança.
Os associados da LIONS Proteção Veicular contam com uma equipe atenciosa e qualificada que dará suporte do começo ao fim.
Assistência 24 horas como:
- Reboque;
- Táxi;
- Carro reserva;
- Troca de pneus.
São algumas das vantagens oferecidas pela Proteção Veicular. Estes benefícios deixam seus associados mais seguros e tranquilos ao trafegar pelas ruas.