Com a gasolina na casa dos R$4, muita gente já deixou de utilizar o carro todos os dias para se deslocar pelas cidades. Outros ainda persistem devido à comodidade e ao conforto. No entanto, os dois grupos têm uma dúvida comum: como economizar combustível?
Vários fatores interferem nessa resposta. A ideia é consumir o mínimo possível e rodar o máximo que puder para aproveitar bem a gasolina. É isso que você quer? Então, confira as dicas que trouxemos neste artigo para fazer seu automóvel ser muito mais econômico.
Aproveite!
1. Ande devagar e a uma velocidade constante
Gosta de altas velocidades, especialmente naquelas retas que convidam o carro a ter uma performance melhor? Essa é uma péssima ideia para quem deseja ter um consumo menor. Estudos indicam que o ideal é manter o veículo a até 90km/hh, porque, acima disso já existe um gasto mais elevado. A partir dos 100km/h, o dispêndio chega a ser 25% maior.
Nesse quesito, também vale a pena manter uma velocidade constante. Devido ao trânsito intenso das grandes cidades e capitais, é comum que o automóvel ande e pare de maneira constante. As acelerações e freadas exigem mais do motor. Com isso, há um gasto mais alto.
Portanto, vale a pena analisar uma rota alternativa, mesmo que ela seja um pouco mais longa.
2. Mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia
Pode não parecer, mas a mecânica do carro interfere na economia de combustível. O alinhamento exige menos dos pneus e gera menos desgaste. Por sua vez, o balanceamento evita as trepidações.
Os dois quesitos também impedem que o atrito dos pneus com o solo seja maior que o necessário. Por sua vez, há menos perda de desempenho por parte do automóvel. Em suma, inexiste perda de produtividade e gastos desnecessários.
3. Troque os filtros de combustível, óleo e ar
Os filtros também são importantes para o bom desempenho do carro. Quando o de ar está sujo, há perda de potência e, por consequência, aumento do consumo. Isso ocorre porque as impurezas que entram não são totalmente eliminadas e entram em contato com o motor.
A mesma prerrogativa é válida para o filtro de combustível e de óleo. Em qualquer um dos casos, as impurezas exigem mais do veículo. Por isso, troque-os de acordo com a indicação no manual do fabricante.
4. Evite usar o ar condicionado para economizar combustível
Todo mundo sabe que o Brasil é um País tropical e que o calor é grande em boa parte do ano, senão em todos os meses. Porém, o ar condicionado consome muito mais combustível, porque o motor trabalha mais nessas condições, especialmente se tiver poucas cilindradas.
Nesse caso, a regra é utilizar esse recurso somente quando for indispensável. Porém, o ideal é fazer isso na rua. Nas estradas, é interessante deixar as janelas fechadas, porque elas melhoram a aerodinâmica e isso faz o consumo cair.
5. Evite acelerar com o carro desengatado
É desnecessário aquecer o motor do carro antes de sair devido à injeção eletrônica, que melhora o trabalho dos propulsores. Para os modelos flex, vale a pena conferir se o tanque de partida a frio está abastecido. Lembre-se: esquentar o motor desnecessariamente leva ao desgaste maior das peças e à perda de vida útil do automóvel.
Seguindo essas dicas, é possível economizar combustível e continuar com o conforto de sair com o seu veículo. Porém, você ainda tem a chance de conferir outras sugestões no nosso vídeo com dicas para gastar menos. Veja:
https://www.youtube.com/watch?v=KsvyCVTartI&t=16s
Gostou das recomendações? Aproveite todas elas e comece a economizar combustível agora mesmo!
E se você quer saber mais sobre como ser um motorista melhor, aproveite e veja como funciona o sensor de ponto cego.
Além disso, você pode acompanhar a Lions nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.