You are currently viewing Evite Problemas ao Alugar um Carro

Evite Problemas ao Alugar um Carro

Alugar um carro é uma boa alternativa em muitas situações, não é mesmo? Seja para viajar com a família, seja para um encontro de negócios, ter um veículo à sua disposição oferece liberdade e garante mais conforto quando você está longe de casa.

Mas você sabia que precisa ter muito cuidado para evitar problemas? As locadoras de automóveis costumam ter diferentes políticas de cobrança — e elas podem, inclusive, fazer você pagar mais pelo serviço.

Para não cair em armadilhas, listamos neste post as principais precauções que você deve ter ao locar seu veículo. Então, vamos lá?

1. Confira a Documentação Para Alugar um Carro

As locadoras costumam exigir que o cliente tenha carteira de habilitação na categoria do carro (B, por exemplo) há mais de dois anos e acima de 21 anos. Além disso, é preciso apresentar cartão de crédito no nome do locatário com limite disponível para cobrir a franquia do seguro. Essa exigência é necessária devido à possibilidade de acidentes.

Há ainda uma empresa que obriga que a idade do locatário seja acima de 18 anos. No entanto, ela requer a contratação de um seguro especial, que tem coberturas similares às da proteção básica, mas com preço mais elevado.

Outra indicação é assinalar todas as pessoas que conduzirão o automóvel. Essa medida é importante em caso de acidentes, para que os danos estejam inseridos na cobertura.

2. Atente Aos Planos e às Condições

Toda vez que você decidir alugar um veículo, precisará escolher um plano de quilometragem, com proteção e horário máximo para devolução do automóvel. Nesse momento, é preciso cuidar para evitar alguma “pegadinha”.

Por isso, pode ser mais interessante optar por uma modalidade mais cara, mas que tem menos adicionais previstos em contrato. Tenha atenção e verifique quais são as condições oferecidas e a melhor para o seu caso.

Outro exemplo que requer atenção é com a possibilidade de retirar o automóvel em uma loja e devolvê-lo em outra. Apesar de esse serviço geralmente ser cobrado, pode ser mais interessante do que pagar a gasolina para voltar ao local de retirada.

Por fim, leia o contrato porque as cobranças devem estar embasadas em suas cláusulas. Verifique principalmente as questões referentes ao valor por quilometragem, o que está abrangido pelo seguro, se o tanque de combustível deve estar cheio na devolução, qual o prazo de locação, se há algum custo no retorno e mais.

3. Entenda Como Funcionam os Preços

Os valores cobrados pelas locadoras nem sempre são os mesmos no site e na loja. Apesar dessa divergência, o que vale é aquele anunciado no momento da reserva do cliente para alugar um carro, independentemente do canal pelo qual ele fez.

Por isso, o ideal é imprimir um comprovante com as condições e o preço cobrado, especialmente se a reserva foi feita pela internet. Assim, você consegue se precaver contra problemas.

4. Saiba Que o Carro Escolhido Pode Mudar

Você pode reservar o aluguel de um carro e receber outro na hora. No entanto, atenção ao modelo! Os veículos costumam ser separados por categoria, por exemplo, da básica à premium.

Um modelo semelhante pode ser ofertado se o reservado já estiver indisponível. É o caso de você ter optado por um Corolla, mas receber um Nissan. O que não pode acontecer é ter acesso a um automóvel bem diferente.

O carro deve ter o mesmo tamanho, nível de conforto e características semelhantes. Voltando ao exemplo, você não poderia receber um Fiat Uno se reservou um Corolla. Nesse caso, pode reclamar.

5. Vistorie o Carro Antes de Sair Com Ele

A locadora faz uma vistoria no veículo, mas é importante que você acompanhe o processo. Afinal, nesse momento serão verificadas possíveis avarias, que, se não forem percebidas, podem ser cobradas na devolução.

Esse é o caso de falta de um estepe, riscos na lataria, marcas, estado do estofamento etc. Pergunte se tiver alguma dúvida, tire fotos e veja se o documento da vistoria detalha todos os itens corretamente.

Tenha uma atenção especial a lanternas, faróis, para-brisas e pneus. Identifique qualquer rachadura ou ausência de itens, como triângulo, chave de roda e macaco.

Ao seguir essas 5 dicas, você com certeza evitará problemas ao alugar um carro. Assim, sua viagem será realmente de lazer e você poderá ficar despreocupado.

Gostou das dicas? Assine nosso canal no YouTube e confira os vídeos exclusivos para você cuidar do seu veículo!