O movimento Maio Amarelo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e assim traçar planos nacionais e globais para poupar vidas.
O movimento Maio Amarelo é uma iniciativa entre o Poder Público e a Sociedade Civil, criado para expor o tema de segurança viária e estimular os membros da sociedade — entidades de classe, associações, federações — a discutirem o assunto.
O alto índice de acidentes no trânsito acende um alerta para ações de emergência. Segundo o site do movimento Maio Amarelo, são três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas e a nona maior causa de mortes no mundo.
A imprudência no trânsito causa aproximadamente 90% dos acidentes em todo o mundo. Mas ainda dá tempo de mudar as estatísticas, entenda a proposta e veja fazer a sua parte!
“Década de Ações para a Segurança no Trânsito”
Baseada em um estudo da OMS, a Assembleia Geral das Nações Unidas lançou em 2010 uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, que serviu como ponto de partida para o surgimento do Maio Amarelo.
O estudo da OMS usado na resolução, indicava o número de 1,3 milhões de mortes por acidentes de trânsito em 178 países no ano de 2019. No mesmo ano, cerca de 50 milhões de pessoas sobreviveram aos acidentes, mas com sequelas.
Estatísticas de acidentes no trânsito
Ainda segundo o site oficial do movimento Maio Amarelo, a principal faixa etária vítima dos acidentes de trânsito são pessoas entre 15 a 29 anos, em segundo lugar a faixa etária de 5 a 14 anos e em terceiro de 30 a 44 anos.
Na ocasião em que definiu a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, a OMS chegou a prever que se nenhuma medida fosse tomada para conscientizar a população mundial, chegaríamos ao ano de 2030 com a marca de 2,4 milhões de mortos anualmente em acidentes de trânsito.
Só no Brasil em 2020, 80 pessoas morreram por dia em consequência de acidente de trânsito, segundo o Portal do Trânsito.
O dado alarmante fez com que o país estivesse entre os 10 primeiros países do mundo com o maior número de mortes causadas por acidentes nas ruas, estradas e rodovias.
Só no Brasil em 2020, 80 pessoas morreram por dia em consequência de acidente de trânsito, segundo o Portal do Trânsito.
O dado alarmante fez com que o país estivesse entre os 10 primeiros países do mundo com o maior número de mortes causadas por acidentes nas ruas, estradas e rodovias.
Confira alguns dados sobre acidentes de trânsito no Brasil em 2020:
- a cada 7 minutos uma pessoa era vítima de acidente em alguma via do país;
- oito em cada dez pessoas que morreram em acidentes de trânsito no Brasil são homens;
- 70% das vítimas são jovens entre 18 e 34 anos.
- durante a pandemia, os acidentes de trânsito são a segunda maior causa externa de morte no Brasil (ou seja, de morte não natural evitável);
- o País registra uma média anual de 30 mil óbitos causados por acidentes.
Como começou o movimento Maio Amarelo
O mês de maio ficou marcado como símbolo do movimento de pacificação no trânsito para prevenção de mortes e acidentes, porque após a apresentação do estudo da OMS, a ONU decretou em 11 de maio de 2011 a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito”.
Por isso, o mês se tornou referência mundial para o lançamento de ações locais, regionais e globais para a prevenção no trânsito. E a cor amarela foi escolhida porque no sinal de trânsito ela é a que significa “atenção” – tanto para condutores quanto para pedestres.
A LIONS apoia um trânsito mais protegido
Sabemos que no trânsito a atenção vale uma vida. Aqui na LIONS sempre alertamos nossos associados sobre os riscos no trânsito, incentivando uma direção segura e atenta não só durante o movimento Maio Amarelo, como também ao longo de todo o ano.
Para reforçar os cuidados na hora de rodar, ter uma proteção veicular faz toda a diferença. Conheça a nossa: proteção completa, com assistência 24 horas e cobertura em todo o território nacional.