A revisão preventiva do seu veículo realizada em dia vai te ajudar a prolongar a vida útil dele, melhorando tanto o desempenho quanto o consumo do combustível utilizado.

E isso sem falar que você ficará ainda mais seguro para e evitar possíveis sustos quando estiver rodando. 

Pensando nisso, listamos aqui algumas dicas para economizar e manter seu veículo sempre em dia!

Sem surpresas no dia a dia

Você já fez alguma manutenção ou teste no câmbio? Pois fique você sabendo que essa é uma das partes que sem manutenção, costuma dar problema.

Sabe aquela famosa falha de motor? Ela poderia ser evitada se você tivesse mais atenção com o veículo entre as revisões exigidas pela montadora. Caso isso aconteça, lembre-se:  

leia o “Manual do Proprietário” do seu carro ou procure uma oficina de confiança para descobrir exatamente quais são os itens de manutenção preventiva que mais se adequa ao seu veículo e qual é o prazo para que esse serviço seja feito de tempos em tempos.

Como encontrar boas oficinas

Já falamos por aqui também sobre a importância de ter uma proteção veicular, isso vai te ajudar a encontrar boas oficinas com o custo de manutenção mais baixo de acordo com a sua franquia.

Claro que nenhum desses cuidados vai eliminar aqueles serviços básicos como trocas de óleo e inspeções dos demais fluidos.

É essa manutenção que prolonga a vida do seu veículo e reduz significativamente as as chances de ter que ficar com o automóvel parado na sua garagem!

Combustível 

Você conhece o nível de eficiência do seu veículo? Se ele estiver bebendo muito combustível ou saindo muita fumaça no cano de descarga, é melhor ficar ligado, porque será necessário fazer uma manutenção. 

Por isso:

Tudo isso influi no consumo de combustível, portanto, ao gastar com checagem desses itens você reduz em gastos futuros com os postos e manutenção por emissão de gases.

Lembre-se também: a falta de manutenção do cano de descarga também rende uma bela multa!

Parte elétrica à parte!

A parte elétrica é hoje uma das maiores questões nas oficinas e acaba ficando  esquecida até dar problema — ou você lembra de verificar o funcionamento correto dos faróis?

Não é só isso, mas de quanto em quanto tempo você verifica a bateria? Sem contar que  quase ninguém se lembra de manter a fiação do veículo perfeitamente isolada e higienizada.

Pode até ser um dos serviços mais caros na oficina, mas é também é uma manutenção que evita o risco de curtos circuitos e fogo. Sim, um veículo pode pegar fogo, graças a um curto circuito! 

Observe o manual e só permita que a manutenção seja feito por um eletricista veicular — e não caia na famosa gambiarra gambiarra elétrica, sobrecarrega a bateria e vai fazer com a vida útil dela seja menor. 

Manutenção e economia

A manutenção é algo bem simples, né? Você só precisa estar atento ao comportamento do seu veículo e ao manual de manutenções periódicas para evitar acidentes por falhas de manutenção e gasto com desgaste de peças do veículo.

Não espere o veículo estragar para perceber que existe algum problema! Se você cuidar, menos vai gastar em manutenção a longo prazo. A troca completa de peças é sempre mais cara que a manutenção e se você tiver proteção veicular esse valor vai cair.  

Sem contar que manter a manutenção em dia facilita a venda  do veículo e ainda ajuda a passar segurança para o novo proprietário em relação a compra. 

Quando devo realizar as manutenções?

Lembra do manual? O fabricante sempre dá todas as informações que você precisa para manter seu veículo em bom estado. Portanto, para entender melhor as necessidades de manutenção preventiva, basta consultar o manual de instruções do seu veículo. 

Nele é possível saber quais são as verificações e o prazo que devem ser feitas. Além disso, é bom contar com um mecânico de confiança que tenha um acompanhamento do histórico do seu veículo.

As orientações do fabricante são gerais, portanto cada proprietário pode ter necessidades diferentes. 

Exemplo: alguém que viaja bastante e enfrenta estradas em más condições, certamente precisará realizar as manutenções diferentes de quem só roda na área urbana.

Do seu jeito

A sua maneira de dirigir, o peso que coloca no carro e as condições das ruas por onde anda, influi no desgaste do veículo. Por isso, quem deve dar mais atenção ao veículo é você!

Escolha um bom mecânico e de preferência para gastar menos, tenha uma proteção veicular.

Outra dica é fazer um diário de manutenções do veículo, assim você terá o histórico para te ajudar a entender possíveis problemas e também quanto já gastou em cada manutenção.

Alguns elementos que você pode verificar sozinho:

●  o estado do líquido de arrefecimento (semanalmente) ;

●  a pressão de ar dos pneus;

●  o nível de óleo do motor;

●  o funcionamento das luzes e da buzina;

●  o desgaste dos pneus;

●  as condições dos equipamentos de segurança (triângulo, macaco e estepe);

●   a data de vencimento do extintor de incêndio;

●  o barulho do motor (é possível identificar problemas apenas pelo ruído do motor).

Cumprir os prazos de manutenção preventiva é fundamental para aproveitar o seu veículo por muito mais tempo sem dor de cabeça. 

Em boas condições, você evita sustos e gastos excessivos e se for vendê-lo, consegue valorizar ainda mais o seu patrimônio.

Que tal estar sempre bem informado sobre a proteção do seu veículo?

Continue acompanhando a Lions e realize agora mesmo a sua cotação!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *