Muita gente sonha em adquirir uma caminhonete. Seja pelo espaço disponível, seja pela robustez desse tipo de veículo, vários são os motivos que justificam essa escolha. Mas quais elementos devem ser considerados ao comprar uma picape?
Como qualquer outro veículo, é preciso analisar suas características e garantir que o negócio ofereça o melhor custo-benefício. Dessa forma, você não se arrepende da compra realizada.
Então, que tal saber quais itens são essenciais? Confira todos os que listamos, a seguir!
Tamanho da Caçamba
É bem provável que você queira uma picape para aproveitar o espaço extra. Mas imprevistos futuros só podem ser evitados se for considerado o tamanho da caçamba.
As caminhonetes pequenas carregam até 500kg. As médias têm o dobro da capacidade. Tenha em mente que o peso deve ser seguido à risca. Caso contrário, o veículo pode apresentar problemas pelo excesso de carga.
Também vale a pena usar um protetor, mas é recomendado evitar materiais pontiagudos e duros, porque eles podem iniciar pontos de ferrugem e tirar a tinta.
Modelo da Caçamba
A caçamba pode ser aberta ou fechada. É importante saber que a capota marítima reduz a capacidade disponível, porque é colocada nas laterais. Para grandes volumes e se proteger da chuva, o melhor é optar pelas de fibra. Há vários modelos (com ou sem janela, escotilha no teto, porta-escadas etc.) disponíveis, de acordo com sua necessidade.
Tipo do Motor
Ao comprar uma picape, saiba que terá um motor a diesel, que tende a ser mais caro. No entanto, é mais indicado para uso comercial. Nesses casos, ele se torna mais robusto e econômico, porque suporta mais peso.
Há opções com tecnologia de ponta, como injeção direta na câmara de combustão para aproveitar melhor o combustível e turbinas de baixa inércia para ter respostas de aceleração mais rápidas.
Caso queira gastar menos, pode optar por um modelo flex. Essa medida é indicada para quem deseja uma picape média com valor mais baixo — a diferença chega a ser de R$20 mil a menos.
O valor reduzido é relativo ao motor, mas também à menor quantidade de itens no veículo, como a tração em duas rodas ou a falta de distribuição eletrônica de frenagem ou de farol de milha.
Acessórios
As picapes pequenas oferecem vários tipos de acessórios, que podem fazer o valor oscilar significativamente. Compare as opções disponíveis e veja as diferenças de preços.
Considere ainda que o carregamento de muito peso exige uma suspensão com feixe de molas. Por outro lado, se o volume for maior, as molas helicoidais na traseira são mais indicadas.
Centro de Gravidade
As caminhonetes têm um centro de gravidade mais alto, o que pode fazer o veículo capotar por inexperiência do motorista. Por isso, é indicado contar com distribuição eletrônica de frenagem, que controla a pressão do óleo de freio conforme a carga. Se a sua picape não tem esse recurso, dirija com cuidado extra.
As alavancas compridas também requerem um cuidado maior, porque há diferença na mudança de marchas. Por fim, instale o protetor de cabine em aço, também chamado de Santo Antônio. Ele ajuda a trazer estabilidade.
Valor da Proteção Veicular
O seguro é uma modalidade muito mais cara. Dependendo do modelo de veículo e do perfil do motorista, o preço pode elevar em até 50%. Por isso, considere a proteção veicular, que não tem esses fatores de variação. Você ainda contará com um serviço disponível 24 horas por dia sem se preocupar com imprevistos.
Assim, saber como comprar uma picape depende da análise desses fatores. Ao avaliá-los, você tem a certeza de que está fechando um bom negócio e conseguirá aproveitar seu veículo novo ao máximo.
E para ajudar você a conferir o valor da proteção do seu veículo, listamos 5 dicas antes de fazer a simulação. Quer conferir todas elas? Acesse o post e confira as dicas!